Restaurantes devem ter kits de primeiros socorros para alérgicos no Piauí

Estabelecimentos terão o prazo de sessenta dias, a contar da data da regulamentação da Lei pelo Poder Executivo, para se adequarem.

Restaurantes devem ter kits de primeiros socorros para alérgicos | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho, sancionou a Lei nº 8.111, de 14 de agosto de 2023, que dispõe que os estabelecimentos gastronômicos no estado, do tipo restaurantes, padarias, hotéis, pizzarias, fast-foods, bares e congêneres, que comercializem alimentos que contenham em sua composição frutos do mar e derivados, devem manter e disponibilizar aos seus consumidores kits de medicamentos em casos de alergia alimentar. A norma foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17).

A lei determina que em caso de a ocorrência de caso grave que exija tratamento continuado do paciente, todas as providências que forem feitas após o atendimento de primeiros socorros serão de inteira responsabilidade do próprio paciente e/ou acompanhantes.

O deputado Hélio Rodrigues, autor da lei,  comemorou a aprovação em suas redes sociais. “Tive a alegria de ter aprovado pelos nobres deputados, o projeto de lei de minha autoria, que dispõe sobre a necessidade de estabelecimentos de gastronomia disponibilizarem kits de primeiros socorros em casos de pessoas que apresentarem algum quadro de alergia”, escreveu. 

O parlamentar acrescentou que a le é uma homenagem ao vereador Valmir Sales, de Água Branca, que morreu em setembro de 2022, aos 49 anos,  após comer uma peixada que  continha camarão.  

Segundo a medida, considera-se “kits de primeiros socorros” o conjunto de medicamentos e instrumentos básicos necessários para atendimento primário, temporário e imediato, que é disponibilizado para uma pessoa acometida de mal súbito nas dependências do estabelecimento comercial, que terão o prazo de 60 dias, a contar da data da regulamentação da Lei pelo Poder Executivo, para se adaptarem. 

Já a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) deverá, no prazo de até trinta dias após a publicação da Lei, relacionar os principais medicamentos que vão fazer parte do kit de primeiros socorros para os casos de alergia alimentar; bem como um manual com instruções básicas contendo os principais sintomas e os procedimentos preliminares de primeiros socorros.

A lei determina que os estabelecimentos comerciais de que trata o art. 1° devem expor, em local de fácil visualização, informação acerca dos principais sintomas da alergia alimentar e da existência do referido kit de primeiros socorros nos estabelecimentos. O aviso deverá conter, além das informações previstas no caput do art. 2º, telefone e endereço dos órgãos estaduais responsáveis pela vigilância sanitária e pela defesa do consumidor. 

Sobre a venda de comida por meio de delivery, a medida ressalta que  os estabelecimentos gastronômicos dispostos no art. 1º desta Lei, ao realizarem “delivery”, devem apontar, na respectiva embalagem de entrega, a existência de frutos do mar e derivados em sua composição. 

Fonte: Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES