Rio Itaim aumenta volume e inunda residências na cidade de Itainópolis

A Codevasf, responsável pela construção da barragem, disse que já mobilizou equipes até a cidade de Massapê do Piauí para avaliar a situação

Rio Itaim aumenta volume e inunda residências na cidade de Itainópolis | Foto: Reprodução/Cidades na Net
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As fortes chuvas registradas no início desta semana, no município de Itainópolis, fizeram aumentar o volume de água do Rio Itaim, que passa pela cidade. A água invadiu alguns pontos da cidade, chegando a inundar ruas e casas. O antigo campo de futebol e o bairro Matadouro foram alguma das áreas atingidas e tomadas pelas águas.

Maria Cassiane, teve a casa invadida pela água. Ela mora próximo ao antigo campo de futebol. “Eu dormi, o campo não tinha água. Eu faço uma base que a água começou chegar por volta de 1 hora da madrugada. Quando foi 4 horas eu saí e já achei a frente da casa alagada.”, relatou a moradora ao portal Cidades na Net.

Ela conta que a água continuou aumentando o volume e acabou entrando na residência. “Eu fiquei aperreada. Tive que pedir ajuda pra tirar minha filha que é especial, é cadeirante. O pessoal me resgatou. Eu saí com minha filha e deixei as coisas.”, disse. Maria informou que já pediu ajuda da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na noite desta segunda-feira, 1º de abril, a Prefeitura de Itainópolis, por meio do Departamento de Defesa Civil, divulgou um comunicado nas redes sociais onde alerta a população que reside em áreas para um possível aumento no volume de água.

A Prefeitura considerou o rompimento de uma barragem no município de Massapê do Piauí, ocorrido no início da tarde desta segunda-feira, por volta das 14h. Em Massapê, dois grandes rios estão com elevado volume de água, Boa Vista e Boa Esperança. As águas de ambos têm como destino o Rio Itaim, que passa por Itainópolis. Veja abaixo a nota:

"A Prefeitura de Itainópolis-PI, por meio do Departamento da Defesa Civil do Município, comunica à população, que devido às fortes chuvas na região, ocorreu o rompimento da barragem de Igazeira, em Massapê do Piauí. Diante disso, a administração pública pede a todos, em especial aos que moram, trabalham ou mantém alguma atividade nas proximidades do rio e riachos, que estejam em alerta para o aumento no volume de água do Rio Itaim."

Em nota, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela construção da barragem, disse que já mobilizou equipes até a cidade de Massapê do Piauí para avaliar a situação. 

"Em atenção ao registro de rompimento de uma barragem construída pela Codevasf em Massapê do Piauí (PI), na tarde desta segunda-feira (1º/4), informamos que a Companhia mobilizou equipe para deslocamento até a região com o objetivo de auxiliar o município a avaliar a situação local e as medidas mitigadoras que podem ser adotadas."

Rio Itaim aumenta volume e inunda residências na cidade de Itainópolis - Foto: Reprodução/Cidades na Net



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES