Rio Longá em Esperantina sai da cota de inundação, informa CPRM

O órgão solicitou que as autoridades competentes se mantenham em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas caso necessário

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rio Longá na cidade de Esperantina saiu da cota de inundação e está, no momento, juntamente com os rios Marathaoan, em Barras, e Parnaíba, em Luzilândia, em cota de alerta, segundo boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgado nesta segunda-feira (3). O órgão solicitou que as autoridades competentes se mantenham em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas caso necessário.

Em relação à Barragem de Boa Esperança, foi informado que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF em comunicado emitido através da Carta Circular, passou a praticar desde o dia 28 de fevereiro, defluência de 500 m³/s, e tal medida visa acompanhar o volume de espera para o período, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação da CHESF.

Em Floriano e Barão de Grajaú/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,03 m, em situação de normalidade, sendo prevista redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 2,83 m, continuando em situação de normalidade.

O órgão solicitou que as autoridades competentes se mantenham em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas caso necessário - Foto: Prefeitura de Barras

Em Teresina e Timon/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,39 m, sendo previsto que nível se estabilize nas próximas 8 h e se mantenha em 3,40 m, continuando em situação de normalidade.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,26 m, devendo reduzir nas próximas 12 h e ficar com valores em torno de 5,25 m, continuando em cota de alerta, ficando 45 cm abaixo da cota de inundação.

A cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho II, no município de Teresina, é de 6,37 m e deverá sofrer elevação nas próximas 10 horas para valores em torno de 6,45 m, continuando em situação de normalidade.

Em Barras, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,15 m e deve sofrer elevação nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações significativas no intervalo da previsão, o nível deve ficar em 4,16 m, continuando em cota de alerta com 4 cm abaixo da cota de inundação.

Já o rio Longá em Esperantina está 5 cm abaixo cota de inundação e  tem cota atual de 7,35 m, com previsão de redução do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 7,30 m, continuando em cota de alerta e com 10 cm abaixo da cota de inundação.

As previsões apresentadas neste Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES