Rio Marataoan em Barras ultrapassa a cota de inundação após fortes chuvas

Continuam em situação de alerta as cidades Esperantina/PI, devido à cheia do rio Longá, e Luzilândia/PI, devido à cheia do rio Parnaíba

Rio Marataoan em Barras ultrapassa a cota de inundação após fortes chuvas | Imagem: Reprodução/Portal Longah
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na manhã deste domingo (7), informou que em decorrência das significativas chuvas que caíram nas últimas 24 horas, o rio Marataoan em Barras/PI, ultrapassou a cota de inundação durante a madrugada. Continuam em situação de alerta as cidades Esperantina/PI, devido à cheia do rio Longá, e Luzilândia/PI, devido à cheia do rio Parnaíba. Nas demais cidades monitoradas a situação atual é de normalidade.

Em Floriano/PI e Barão de Grajaú/MA, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,22 m, abaixo da cota de atenção (5,50 m), devendo aumentar o seu nível nas próximas 8h, com cota prevista de 5,39 m, ainda permanecendo em condição de normalidade.

Em Teresina/PI e Timon/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,26 m, portanto abaixo da cota de atenção (4,90 m), devendo aumentar o nível nas próximas 8h, podendo regredir para cotas no entorno de 4,33 m, mantendo-se em situação de normalidade.

Com relação à Luzilândia/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,25 m, já acima da cota de alerta (5,00 m), com a tendência de momento do rio permanecer em elevação nas próximas 12h, com nível previsto da ordem de 5,34 m, continuando em situação de alerta.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II, localizada em Teresina/PI, é de 5,27 m. O rio deve aumentar o volume e chegar a valores em torno de 5,76 m nas próximas 10 horas, permanecendo a atual condição de normalidade.

Em Barras/PI, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,25 m, já em situação de inundação, e deve continuar se elevando nas próximas 8h, conservando a atual situação de inundação e cotas da ordem de 4,35 m, ficando a 15 cm acima da cota de inundação.

Já o rio Longá em Esperantina/PI tem cota atual de 6,98 m, 58 cm acima da cota de alerta (6,40 m). A tendência de momento é que o rio suba nas próximas horas, devendo chegar a valores no entorno de 7,30 m, ficando 10 cm abaixo da situação de inundação.

O Serviço Geológico solicitou que os órgãos competentes se mantenham em alerta, acompanhando a evolução do quadro, especialmente nas cidades de Barras/PI, atualmente em situação de inundação, e em Esperantina/PI e Luzilândia/PI já acima da cota de alerta.

O órgão informou, ainda, que as previsões apresentadas neste Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES