Rio Poti em Teresina pode entrar em conta de atenção nas próximas horas

As previsões apresentadas neste Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos

Rio Poti em Teresina pode entrar em conta de atenção nas próximas horas | Foto: Fábio Carvalho/Meio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na manhã desta quinta-feira (4), informou que nas últimas 24 horas foram verificadas precipitações significativas em toda bacia do Parnaíba, principalmente na porção norte e centro norte com reflexo no aumento dos volumes dor rios monitorados: Parnaíba, Poti, Marathaoan e Longá.

No momento o rio Marathaoan na cidade de Barras permanece em situação de alerta e tem o nível em elevação, assim como o rio Longá em Esperantina que entrou em cota de alerta no início da manhã de hoje. Já em Teresina os rios Parnaíba e Poti estão em elevação, com o rio Poti entrando em cota de atenção nas próximas horas. Em Luzilândia, o rio Parnaíba, continuam em situação de atenção. Nas demais cidades monitoradas a situação é de normalidade. Segundo dados da CHESF, a Barragem de Boa Esperança se encontra em 87,64% de seu volume útil e a vazão descarregada no momento é da ordem de 250 m³/s.

Em Floriano/PI e Barão de Grajaú/MA, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,90 m, portanto abaixo da cota de atenção (5,50 m), devendo reduzir o seu nível nas próximas 8h, com cota prevista de 3,36 m, em condição de normalidade.

Em Teresina/PI e Timon/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,91 m, sendo previsto que o rio apresente nas próximas horas um quadro de elevação, mantendo-se em condição de normalidade, sendo a cota prevista em torno de 4,45 m.

Com relação à Luzilândia/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,37 m, 63 cm abaixo da cota de Alerta (5,00 m), com a tendência do rio permanecer em recessão lenta nas próximas 12 h, com nível previsto da ordem de 4,34 m, mantendo a condição de Atenção.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II, localizada em Teresina, é de 7,31 m, devendo sofrer um aumento para valores da ordem de 8,65 m nas próximas 10 horas, entrando em situação de atenção.

Em Barras/PI, o nível do rio Marathaoan no momento é de 4,06 m, e deve sofrer leve elevação nas próximas 8 h, conservando a atual situação de Alerta e cotas da ordem de 4,07 m, ficando 13 cm abaixo da cota de inundação.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 6,43 m, 3 cm acima da cota de Alerta (6,40 m). A tendência de momento é que o rio sofra elevação nas próximas horas, devendo chegar a valores em torno de 6,88 m, conservando a atual situação de Alerta.

Considerando o atual cenário, o CPRM solicita que os órgãos responsáveis permaneçam em prontidão, acompanhando de perto a evolução da situação, especialmente nas cidades de Barras/PI e Esperantina/PI. Além disso, é importante manter atenção à elevação do nível do rio Poti em Teresina, que poderá entrar em cota de atenção nas próximas horas.

As previsões apresentadas neste Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES