Roubo e furto de veículos volta a crescer no Brasil; Piauí está na lista

A taxa de roubo e furto é calculada a cada 100 mil veículos registrados e a pesquisa aponta que o número subiu de 300 para 324 em todo o país.

Casos de roubo e furto volta a crescer no Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2022, o Brasil enfrentou um aumento na taxa de roubo e furto de veículos, mudando um cenário de queda observado anteriormente. Segundo o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, esse tipo de crime cresceu 8% em relação ao ano anterior, totalizando 373.225 veículos roubados, aproximadamente 38 mil a mais do que no período anterior.

Os crimes contra o patrimônio envolvendo carros, caminhões e outros veículos motorizados estão em alta, principalmente devido ao furto, uma modalidade menos agressiva que o roubo, pois não envolve ameaça ou violência. O estado mais afetado pela perda de veículos foi o Rio de Janeiro, mantendo sua posição em relação a 2021, seguido por Pernambuco e Piauí.

A taxa de roubo/furto, calculada a cada 100 mil veículos registrados, subiu de 300 para 324 em todo o país. Por outro lado, estados como Mato Grosso e Goiás apresentaram menor incidência desse tipo de crime, o que pode ser explicado, em parte, por suas grandes áreas rurais, onde a logística para esse tipo de atividade criminosa é mais complexa.

Além disso, a proporção entre roubo e furto variou significativamente em diferentes estados. Enquanto na Paraíba 74% das ocorrências foram classificadas como roubo, o Mato Grosso do Sul apresentou um alto índice de furto, com 90% das ocorrências nessa modalidade.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública levanta algumas hipóteses para o aumento da taxa de roubos de veículos em 2022. Parte desse crescimento foi atribuído ao retorno das atividades pré-pandemia, com mais pessoas saindo de casa e expondo seus veículos, tornando-os alvos mais atrativos para os criminosos.

Um estudo realizado por Gabriel Feltran e seus coautores analisou o contexto de São Paulo, onde houve uma redução significativa de roubos e furtos. Essa queda foi atribuído a mudanças nas dinâmicas das organizações criminosas e da indústria automobilística, além de políticas públicas bem-sucedidas, como a lei do desmanche em São Paulo, que teve êxito em conter o comércio ilegal de veículos ou peças em desmanches irregulares.

Contudo, o relatório do anuário de segurança alerta para o risco de surgirem novas brechas para a receptação de itens roubados, especialmente devido ao comércio eletrônico. O crescimento do comércio online de peças pode enfraquecer, a médio prazo, o impacto das legislações que regulam desmanches, caso não haja uma fiscalização adequada do que é comercializado nas plataformas de e-commerce.

Essa situação reforça a necessidade contínua de ações e políticas públicas eficazes para combater o roubo e furto de veículos, bem como a importância de medidas que desestimulem o comércio ilegal de peças e veículos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES