Saiba como aproveitar as festas de carnaval sem acidentes com energia elétrica

Neste período é essencial garantir a segurança para que as festas não encerrem mais cedo por causa de acidentes

Saiba como aproveitar as festas de carnaval sem acidentes com energia elétrica | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As prévias carnavalescas já animam os foliões, que aguardam o carnaval para mais dias de folia ou descanso. Além de animação e fantasias, neste período é essencial garantir a segurança para que as festas não encerrem mais cedo. Sem os devidos cuidados, há grandes riscos de acidentes envolvendo a energia elétrica dentro e fora de casa.

“Os produtores de festas e os foliões devem manter confetes metálicos e decorações longe da rede elétrica. Atenção redobrada também com as festas que utilizam o trio elétrico. Deve-se verificar a altura do veículo e da rede elétrica na região por onde vai passar, pois os trios devem seguir a uma distância mínima de dois metros da fiação”, alerta o Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Piauí, João Porfírio.

Quem vai aproveitar o feriadão em casa também precisa ficar atento para evitar acidentes com energia elétrica. “Lembramos que água e energia não combinam. Por isso, é preciso muita atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos em áreas próximas às piscinas, por exemplo. As pessoas não devem estar molhadas ao ligar os equipamentos na tomada. Também chamamos atenção para o uso do “T”. Se houver sobrecarga na instalação, pode ocorrer um curto-circuito ou princípio de incêndio. Por isso, indicamos o uso de filtro de linha. Outro lembrete vale para quem vai viajar. Recomendamos retirar os equipamentos eletrônicos da tomada”, reforça João Porfírio.

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte, durante o período carnavalesco é registrado um aumento do número de acidentes de trânsito. Se presenciar a colisão de algum veículo com postes ou cabos ao solo, a Equatorial Piauí orienta seus clientes a não terem contato ou se aproximarem das estruturas danificadas. Deve-se ligar para o 193 e para a Distribuidora, por meio da central 0800 086 0800.

Como solicitar a ligação provisória

Para quem pretende ganhar um dinheiro extra neste carnaval, é necessário usar energia de forma legal e segura. A Equatorial reforça aos proprietários de barracas e organizadores de eventos a solicitarem a ligação provisória nas agências de atendimento com antecedência de 5 dias úteis do evento.

“O uso da energia deve ocorrer de forma correta, por meio da ligação provisória, pois garante o fornecimento e evita sobrecargas na rede, interferência no fornecimento e acidentes. É importante a solicitação com antecedência, pois a ligação depende também da viabilidade da rede no local escolhido”, esclarece o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí, Mateus Araújo.

Para o pedido de ligação provisória é necessário apresentar os documentos e informações: Carteira de identidade (RG), CPF, apresentação da autorização de uso do espaço e informar o endereço do evento, com um ponto de referência do local. Além disso, será necessário fornecer as informações da potência dos equipamentos que serão utilizados. Em caso de grandes cargas, o solicitante deve consultar como prosseguir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES