Saiba o que vai ser apresentado na revisão Pré-Enem dos Concursos

O aulão é uma ação gratuita realizada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI)

O aulão é uma ação gratuita realizada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No domingo (7), será realizada em Teresina uma revisão preparatória gratuita para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) no Atlantic City Club, com transmissão ao vivo pelo Canal Educação. O evento vai tratar os principais temas de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática, Realidade Brasileira e Redação. 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER: O aulão é uma ação gratuita realizada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) e que ocorrerá no Auditório Helena Sousa, no Atlantic City Club, a partir das 8h. Realize aqui sua inscrição.

A programação do evento vai focar nos conteúdos principais das disciplinas de Língua Portuguesa; Noções de Direito; Matemática; Realidade Brasileira e Redação que serão abordados no bloco 8, batizado de “Nível Intermediário”, com oferta de vagas para profissionais que tenham concluído o ensino médio e cursos técnicos.

DATA DA PROVA: Intitulado como 'Enem dos Concursos', o certame será aplicado no dia 5 de maio e está sendo coordenado pela Fundação Cesgranrio. o Professor de Língua Portuguesa, Newton Neto, um dos ministrantes, enfatizou que é fundamental que os candidatos compreendam o perfil dessa banca organizadora, que deve cobrar assuntos de forma direta.

“É uma banca bem tradicional e sem pegadinhas, envolvendo de forma equilibrada a compreensão textual e a parte gramatical. Na análise textual, espera-se a cobrança convencional da tipologia, compreensão e interpretação. Já na gramatical a banca deve abordar aspectos macro, como concordância, regência, pontuação, colocação e acento indicativo de crase. É uma prova que traz realmente uma expectativa muito boa”, declarou

O Professor de Matemática, Alexsandro Kesller, concorda que, por mais que o Concurso Unificado esteja em sua primeira edição, o melhor caminho na preparação é tomar como base os exames anteriores elaborados pela Cesgranrio.

“Em Matemática, a Cesgranrio não é do tipo que cobra enunciados ou cálculos extensos. Ela está mais interessada em saber se o candidato domina o assunto e sabe aplicar as fórmulas. Na revisão, vamos abordar questões de geometria básica e porcentagem, que são os tópicos mais cobrados”, comenta o Professor.

MAIS DE 2 MILHÕES DE INSCRITOS: O CPNU registrou o total de 2.144.435 milhões de inscrições confirmadas. Por ser uma demanda muita alta de concurseiros, o Professor de Redação, Erick Soares, afirma que a banca será objetiva nos critérios de correção da prova discursiva.

“A gente espera que o processo semelhante ao que ocorre com o Enem seja refletido na seleção. Será o mesmo padrão de segurança e objetividade na correção dos textos. Portanto, isso permite aos Professores e, claro, aos alunos, estabelecer uma expectativa muito clara do que precisa ser feito para se cumprir critérios e para atingir uma nota de excelência. Isso vamos mostrar na Revisão”, pontuou Erick.

A disciplina Realidade Brasileira será conduzida pela Professora Keuri Campelo, que ressalta a necessidade de os candidatos estarem bem preparados para uma avaliação que requer habilidades analíticas e interpretativas. “Vamos abordar com os alunos sobre o contexto histórico do Brasil, a colonização e sistema escravista. Não podemos deixar de lado também o Brasil contemporâneo, pois são muito cobrados temas atuais e cotidianos, como as desigualdades sociais, cidadania, movimentos sociais e trabalhistas”, esclarece.

Na disciplina de Noções de Direito, o Professor Cleiton Coutinho fala da importância de estar pronto para lidar com questões que envolvem teorias, princípios e conceitos, indo além da simples interpretação literal da lei.“ Estudar a legislação do Edital envolve a tradicional memorização dos artigos, dispositivos e prazos de leis, isso sempre cai. Mas também é possível que sejam abordadas situações em que o aluno tenha que compreender os efeitos legais que se aplicam no respectivo caso”, ensina.

Além das dicas mencionadas, a revisão oferecerá uma abordagem dos conteúdos-chave das disciplinas, possibilitando aos interessados uma preparação direcionada. Os concurseiros podem se inscrever gratuitamente na 1ª Revisão Pré-Enem dos Concursos através do preenchimento do formulário. Clique aqui e participe.

A prova deve focar em compreensão textual, gramática e aplicação de fórmulas em Matemática. A correção da redação seguirá padrões objetivos semelhantes ao Enem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES