Secretaria de Segurança registra redução da violência no Carnaval do Piauí

Em comparação, em 2024, ocorreram 6 mortes violentas intencionais no mesmo período, representando uma redução de 45,45%

Secretaria de Segurança registra redução da violência no Carnaval do Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio do Núcleo Central de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (NUCEAC), destacou a redução em todos os índices de criminalidade em Teresina e no interior do estado entre os dias 10 e 13 de fevereiro.

Conforme os dados da SSP-PI, durante o Carnaval, em todo o estado, no ano de 2023 foram registradas 11 mortes violentas intencionais durante as festividades carnavalescas. Em comparação, em 2024, ocorreram 6 mortes violentas intencionais no mesmo período, representando uma redução de 45,45% nos MVIs.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, a redução significativa resultou da integração e atuação intensificada das Forças de Segurança em todo o estado.

"Durante a Operação Carnaval, as Forças Integradas de Segurança estiveram presentes nos 224 municípios do nosso território piauiense, especificamente com reforços nas cidades com maior fluxo de pessoas. Estamos satisfeitos com o balanço geral inicial, que mostra uma redução no número de mortes violentas intencionais, bem como nos casos de roubos, furtos e mortes no trânsito. Isso reflete um trabalho eficiente, eficaz e integrado das forças de segurança, visando proporcionar paz e tranquilidade a todos os piauienses e visitantes durante o Carnaval", afirmou o comandante-geral da PM-PI.

No que diz respeito ao trânsito, em 2023, foram registradas 12 vítimas fatais, enquanto no Carnaval deste ano esse número caiu para 7 vítimas fatais, representando uma redução de 41,6% nas mortes. O indicador de morte no trânsito engloba as ocorrências de homicídio culposo no trânsito, morte no trânsito e acidente com vítima fatal provocado pela própria vítima, registradas entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2024. O número de pessoas conduzidas por embriaguez ao volante aumentou em relação ao ano anterior, passando de 22 conduzidos em 2023 para 38 conduzidos em 2024.

Segundo o diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, essa redução consolidou-se graças às ações policiais realizadas em todo o estado.

"Tivemos números bastante positivos em relação à violência no trânsito. Este ano intensificamos ações integradas por todo o estado no período pré e durante o Carnaval, com o objetivo de salvar vidas e diminuir o número de sequelados. Houve uma redução no número de óbitos, mostrando que a população piauiense tem entendido a importância do respeito às leis de trânsito," afirmou o diretor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES