Seis trabalhadores piauienses são resgatados em pedreiras no Paraná

Segundo os membros que atuaram na operação, os trabalhadores exerciam suas atividades em pedreiras, sem equipamentos de proteção

Seis trabalhadores piauienses são resgatados em pedreiras no Paraná | Ascom/MPT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No município de Mauá da Serra, no Paraná, uma operação liderada pelo Ministério Público do Trabalho, com o apoio de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e da Polícia Federal, resgatou 14 trabalhadores, sendo seis deles piauienses, em uma situação análoga à de escravidão em uma pedreira. O resgate foi realizado com sucesso e as autoridades responsáveis agora investigam as circunstâncias que levaram a essa situação de exploração.

Segundo os membros que atuaram na operação, os trabalhadores exerciam suas atividades em pedreiras, sem equipamentos de proteção individual e sem treinamento para atividade de mineração. Os trabalhadores utilizavam ferramentas manuais e explosivos para a execução dos serviços.

Eles também não tinham registro de contrato de trabalho e eram pagos por produção. As instalações dos alojamentos eram precárias, não tendo banheiros e nem condições adequadas de descanso. Parte dos trabalhadores estavam alojados em um curral adaptado, no qual os quartos não possuíam armário para guarda dos bens e os colchões haviam sido adquiridos pelos próprios trabalhadores, que também realizavam a higienização do ambiente.

Seis trabalhadores piauienses são resgatados em pedreiras no Paraná - Foto: Ascom

A Operação conseguiu identificar os responsáveis pela pedreira que celebraram Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Trabalho, no qual concordavam em reconhecer o vínculo empregatício com os trabalhadores regatados e em realizar o pagamento das verbas trabalhistas e indenização por dano moral individual. Os pagamentos começaram a ser realizados na última sexta-feira (31/03).

Além disso, os empregadores se comprometeram em manter as obrigações em relação à saúde e segurança do trabalho, intervalo intrajornada, fornecimento de ferramentas de trabalho, bem como o devido registro do contrato de trabalho de seus empregados. Em caso de descumprimento do acordo, os empregadores estarão sujeitos a multas de até R$ 50 mil por cláusula descumprida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES