Semarh emite alerta sobre aumento dos rios na Bacia do Parnaíba devido às chuvas

O boletim da Semarh alerta para dez trechos da bacia do rio Parnaíba, que estão em estado de alerta devido a um aumento de 10% acima da média anual

Semarh emite alerta sobre aumento dos rios na Bacia do Parnaíba divido às chuvas | Foto: JR Lopes/Portal Sanjoanense
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um boletim de alerta na quarta-feira (21), ressaltando mudanças nos rios monitorados na Bacia do Parnaíba.

O boletim destaca a preocupação em relação a dez trechos da bacia do rio Parnaíba, os quais entraram em estado de alerta devido a um aumento de 10% acima da média anual, conforme indicado pelos dados da rede de monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), colocando-os em cota de atenção.

Esses trechos, distribuídos em diversos municípios piauienses, compreendem: dois pontos ao longo do Rio Parnaíba, em Santa Filomena; um ponto no Rio Piauí, em São João do Piauí; um ponto no Rio Itaim, em Santa Cruz do Piauí; um ponto no Rio Itaim, em Oeiras; um ponto no Rio Canindé, em Francisco Ayres; trechos no Rio Poti, em Prata do Piauí; trechos no Rio Poti, em Castelo do Piauí; um ponto no Rio Parnaíba, em Miguel Alves; e um ponto no Rio Longá, em São José do Divino.

A coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Críticos, Sara Cardoso, destaca a importância da conscientização da população diante dessa situação. "É essencial que tanto a população quanto os órgãos competentes estejam alertas para a possibilidade de enchentes e inundações, a fim de se protegerem de situações extremas relacionadas aos níveis dos rios", conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES