Semarh emite alertas de baixa umidade do ar e ventos costeiros no Piauí

Os 200 municípios em alerta amarelo, 168 em alerta laranja e 67 em alerta vermelho, devem seguir as recomendações do boletim

Semarh emite alertas de baixa umidade do ar e ventos costeiros no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH) emitiu, na manhã desta sexta-feira (15), alerta amarelo (Perigo potencial de baixa umidade), laranja (Perigo) e vermelho (Grande perigo) para o estado do Piauí, com início previsto para as 12h. Os 200 municípios em alerta amarelo, 168 em alerta laranja e 67 em alerta vermelho, devem seguir as recomendações do boletim.

O alerta amarelo refere-se à baixa umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. O alerta vai até as 19h desta sexta. A Semarh orienta que, a população beba bastante água, evite desgastes físicos nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. As áreas atingidas estão situadas nas mesorregiões sudoeste, sudeste, centro-norte e norte.

O alerta laranja refere-se à baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde. Pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alerta vai até as 18h desta sexta. A Semarh orienta que, a população beba bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar hidratante para pele e umidificar o ambiente. Este alerta é válido para municípios da mesorregião centro-norte, sudoeste e sudeste.

O alerta vermelho refere-se à baixa umidade relativa do ar, abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc). O alerta vai até as 17h desta sexta. A Semarh orienta que, a população beba bastante líquido, atividades físicas são nocivas em tal tempo seco, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar hidratante para pele e umidificar o ambiente, evitar bebidas diuréticas (café e álcool). Este alerta é válido para municípios da mesorregião sudoeste piauiense.

A Semarh também emitiu alerta amarelo (Perigo Potencial) para ventos costeiros com validade até o sábado (16), às 10h, com intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla. O Alerta é válido para o norte piauiense, abrangendo os municípios da faixa litorânea: Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba. Os 4 municípios alertados devem estar atentos as orientações do boletim. Em caso de urgência, entrar em contato junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES