Semarh inaugura sala para monitoramento climático nesta terça-feira (23)

O espaço físico foi projetado para monitorar parâmetros ambientais por meio de tecnologias de ponta

Semarh inaugura sala para monitoramento climático nesta terça-feira (23) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (23), às 9h, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) inaugura a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, situada ao lado do Centro de Educação Ambiental (CEA). Este marco representa o resultado dos investimentos realizados em 2023 em tecnologias avançadas, facilitando o monitoramento e a previsão de eventos climáticos no Estado. Essa iniciativa está alinhada com o eixo Piauí no Clima, conforme previsto no programa de compromissos Eco Piauí, especificamente no compromisso de número 11 firmado pela secretaria.

A Sala de Monitoramento, vinculada à Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, está equipada para uma atuação eficaz diante dos fatores climáticos. O espaço físico foi estrategicamente projetado para monitorar parâmetros ambientais por meio de tecnologias de ponta. A equipe técnica desempenha um papel crucial na previsão e monitoramento de diversos parâmetros ambientais, como hidrometeorológicos, queimadas, desmatamentos, urbanização, entre outros.

Para o secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, a Sala de Situação auxilia no monitoramento da seca, controle de queimadas e situações climáticas. “Teremos resultados ainda mais assertivos nas questões hidrometeorológicas. Temos uma equipe muito capacitada, que monitora as questões climáticas por 24h em vários cantos do Estado, com emissões de boletins e situações trimestrais com mapas temáticos. Vamos trabalhar também para diminuir o número de queimadas no Piauí”, ressalta Daniel Oliveira.

A Sala tem um papel importante nas ações da Semarh, pois monitora as condições da seca do Estado, emitindo relatórios que consolidam resultados divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas, além de boletins de alerta. 

A coordenadora da Sala de Situação, Sara Cardoso, comemora a inauguração do espaço que monitora diversos parâmetros meteorológicos e ambientais. “Por meio de diversas plataformas é possível supervisionar parâmetros hidrometeorológicos, como chuvas, níveis de reservatórios e vazões de rios, bem como eventos climáticos extremos, que afetam diretamente a população, além de queimadas e incêndios florestais. O Piauí ganha muito com a sala de monitoramento da Semarh”, finaliza Sara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES