Semdec e Semec desenvolvem projetos para turismo escolar e empreendedorismo

O acordo foi discutido durante reunião técnica entre os secretários Iran Felinto e professor Nouga Cardoso

Secretários Iran Felinto e Nouga Cardoso. | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Educação vai garantir projetos nas áreas de turismo escolar, tecnologia e empreendedorismo para alunos da Rede Municipal de Teresina. O acordo foi discutido ontem (26), durante reunião técnica realizada no Centro de Formação Odilon Nunes entre os secretários, das respectivas pastas, Iran Felinto e professor Nouga Cardoso.

Reunião para discurtir projetos da Semdec e Semec Foto: Ascom

Na área do turismo escolar a proposta é criar um programa de visitações aos atrativos turísticos da cidade, disponibilizando aos alunos transporte para o deslocamento, guia de turismo, almoço em restaurantes da cidade por meio de parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL Piauí) e distribuição de brindes. O principal objetivo é incluir o turismo como atividade pedagógica na grade curricular, ou como atividade educacional, além de estimular os professores.

Reunião para discurtir projetos da Semdec e Semec Foto: Ascom

Na área da tecnologia a capacitação será no segmento de robótica, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional de Teresina ( NTHE), e o Programa Cidade Olímpica, além de projetos que estimulem o empreendedorismo, ambos devem ser desenvolvidos no Espaço THEch, localizado na Praça Ocílio Lago, conhecida como praça dos Skatistas, e que é administrado pela SEMDEC.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto, abriu a proposta de firmar uma parceria com a Semec, que além da área de tecnologia, pode contribuir com o favorecimento de uma mão de obra qualificada, através dos programas de Empreendedorismo e Cidade Olímpica.

“A proposta é desenvolver a atividade de empreendedorismo para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. É um incentivo para que possamos abrir novas oportunidades no mercado do trabalho”, ressalta o gestor. Ele destaca ainda as potencialidades turísticas de Teresina que devem ser do conhecimento de todos. “Os alunos da rede municipal devem conhecer nossas riquezas naturais, os atrativos turísticos de nossa cidade, seus costumes e sua cultura”, acrescentou.

O secretário de Educação de Teresina, professor Nouga Cardoso, que estava acompanhado de toda a equipe técnica da Semec, colocou a Secretaria à disposição para gerar mais conteúdo e oportunizar à comunidade escolar a participação de ações que despertem o pertencimento.

“É claro que estamos sempre abertos para as propostas que possam contribuir com o desenvolvimento social e econômico de nossos alunos. Trabalhamos a educação em várias esferas do conhecimento e sempre em busca do melhor. Uma parceria com a Semdec é sem dúvida muito importante. Podemos levar nossos alunos para participar de feiras, conhecer nossos atrativos turísticos. Favorecer o aprendizado social, cultural e tecnológico faz parte de nossas metas a serem alcançadas”, disse Nouga Cardoso.

Na oportunidade, a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Teresina (NTHE), professora Gildenys Dias, destacou que a parceria com a Semdec pode garantir a capacitação tecnológica dos alunos, com a oportunidade de ocupar o espaço que a Prefeitura de Teresina já possui com todos os equipamentos necessários, como impressora 3D, computadores, dentre outros. “Precisamos de uma parceria que nos garanta a mão de obra qualificada para favorecer a capacitação de nossos alunos e esta parceria com a Semdec poderá contribuir bastante”, acrescenta Gildenes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES