Semec contrata estagiários cegos para a Rede Municipal de Ensino

A Semec realizou uma avaliação multiprofissional junto à Educação Inclusiva, na qual foram analisadas as atividades a serem exercidas pelos estagiários

Semec contrata estagiários cegos para a Rede Municipal de Ensino | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com apoio da Divisão de Educação Inclusiva (DEI), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou nesta segunda-feira (21) a lotação de quatro estagiários cegos na Rede Municipal de Ensino. Foram lotados Dorisvaldo de Jesus, na Escola Municipal Monteiro Lobato; Raquel Monteiro, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Graça Nery; Ana Cláudia do Carmo, na Escola Municipal Simões Filho; e Paulo Henrique Mendes, na Escola Municipal Professor Nelson do Amaral Sobreira.

A coordenadora de Educação Inclusiva da Semec, Amanda Kardia, afirmou que a Secretaria procura por meio dessa ação garantir a inclusão da Pessoa com Deficiência nas instituições de ensino. “Sabemos que a deficiência só existe se tiver essa barreira, e estamos aqui justamente para vencer esses obstáculos e levar acessibilidade. Nós, enquanto Semec, estamos aqui para fazer a visita na escola, fazer a articulação do trabalho dos estagiários com o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para que se sintam ativos no processo”, afirmou.

A Semec realizou uma avaliação multiprofissional junto à Educação Inclusiva, na qual foram analisadas as atividades a serem exercidas pelos estagiários, o nível da acessibilidade às escolas selecionadas e qual a natureza das atividades a serem exercidas. Serão feitas visitas junto aos gestores das escolas para definir adaptações necessárias para receber os novos estagiários.

Paulo disse que a integração na Rede Municipal de Ensino é uma grande conquista. “Já começa a garantia da acessibilidade, a integração de nós, pessoas cegas, nas salas de aula. O que a gente quer é essa oportunidade, porque somos capacitados para atuar em nossas profissões como qualquer outra pessoa”, destacou. 

Ana Cláudia ressaltou que a Secretaria foi acessível e soube lidar com as demandas da população cega em todas as seções por onde passou.  “A gente vai mostrar nosso real potencial. Apesar das nossas limitações, não somos acomodados, vencemos os desafios, e não para provar nossa capacidade frente a sociedade, mas sim realizar nossos objetivos como pessoa, como cidadã”, finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES