SESAM de Piripiri promove campanha Setembro Amarelo para prevenção do suicídio

A secretária Beatrice Pimentel comentou que é urgente entender que a ansiedade é um dos males modernos e que é necessário agir com cuidado e buscar ajuda.

SESAM de Piripiri promove campanha Setembro Amarelo para prevenção do suicídio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) de Piripiri realizou a abertura da Campanha Setembro Amarelo, um esforço para conscientizar sobre a prevenção do suicídio. O evento aconteceu no auditório Germayron Brito, no Centro da cidade.

A secretária Beatrice Pimentel comentou que é urgente entender que a ansiedade é um dos males modernos e que é necessário agir com cuidado e buscar ajuda. 

SESAM de Piripiri promove campanha Setembro Amarelo para prevenção do suicídio (Foto: Divulgação)

"O Setembro Amarelo é o mês escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria para prevenir o suicídio. Entretanto, temos que dar atenção o ano todo para essas pessoas. Infelizmente, as pessoas estão muito ansiosas e desencadeiam esse mal. No Brasil, 17% da população já tentou e, por dia, 38 pessoas morrem por dia no nosso país, vítima de suicídio. Essas pessoas dão sinais e elas têm que ser encaminhadas para o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) que cuida desses casos”, falou.

O vice-prefeito Hilton Osório representou a prefeita Jôve Oliveira Monteiro e destacou que o engajamento da população diante desse tema é imprescindível para o enfrentamento e disseminação de cuidados com a saúde.

Durante a palestra, Letice Ribeiro, coordenadora do CAPS II, falou também da necessidade apoio às pessoas que cuidam de familiares com problemas de saúde mental.

 "A campanha luta por essa conscientização da população como um todo, de valorização da vida, de respeitar esse momento de sofrimento e saber que pode contar com ajuda. A campanha desse ano decidiu valorizar e cuidar dos profissionais que cuidam dessas pessoas e familiares também. São pessoas que vivem constantemente em um nível de estresse muito grande devido ao adoecimento psíquico do seu familiar, mas que não param para pensar em si. Então, vamos levar esse cuidado, orientando os cuidadores que se priorizem", contou.

A psicóloga Carline Pacheco elogiou a iniciativa da Prefeitura de Piripiri enfatizou que pedir ajuda é uma demonstração de força, não fraqueza.

"Um grande passo para começar o mês, cuidando de quem cuida. A Prefeitura de Piripiri está de parabéns por essa iniciativa. O lema do Setembro Amarelo quebra esse tabu. Pedir ajuda é uma fortaleza, e não é fraqueza. Parabenizo também o trabalho do CAPS II, que traz também como tema: Cuidando de Mim é que Eu Aprendo a Cuidar do Outro, onde damos um primeiro e grande passo na prevenção do suicídio", disse a psicóloga", falou.

 Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha que visa conscientizar sobre o suicídio e sua prevenção. No Brasil, começou em 2015 e culmina no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES