Sesapi alerta população sobre a necessidade da vacinação contra a influenza

A Sesapi distribuiu 324.877 doses da vacina aos municípios por meio da Coordenação de Imunização, que é responsável pela vacinação.

Sesapi alerta população sobre a necessidade da vacinação contra a influenza | Reprodução/Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza começou nesta segunda-feira (10), com o objetivo de vacinar 90% dos grupos prioritários que somam mais de um milhão de pessoas no Piauí. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está alertando a população para a importância de receber a dose do imunizante.

A Sesapi distribuiu 324.877 doses da vacina aos municípios por meio da Coordenação de Imunização, que é responsável pela vacinação. Há previsão de novas entregas nas próximas semanas, de acordo com a disponibilidade de doses pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

“Iniciamos no dia 10 de abril e vamos até o dia 31 de maio, conforme cronograma estabelecido pelo PNI, a campanha de vacinação contra a Influenza, e chamamos o público-alvo dessa vacina para comparecer aos postos de saúde de seus municípios para receber a vacina. A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, suas complicações, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, destaca Ester Miranda, Gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi.

Cada município tem autonomia para definir sua própria programação de vacinação, porém, o Ministério da Saúde estabeleceu os grupos prioritários que devem receber a vacinação. Esses grupos incluem: crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança, profissionais das Forças Armadas, portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e a população privada de liberdade.

No estado do Piauí, 1.188.821 pessoas fazem parte do público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza. Para ampliar a cobertura vacinal da dose contra a gripe e do reforço bivalente da Covid-19 em todo o território, o estado realizará o "Dia D" de vacinação em 20 de maio, mobilizando os municípios para essa importante iniciativa.

“Ainda no mês de março o Piauí lançou o programa Saúde em Dia, que tem como um dos pilares atualizar a caderneta de vacina dos piauienses, por isso, pedimos a colaboração do nosso povo, para que possam procurar os postos de saúde e tomar os imunizantes necessários para a sua proteção, com por exemplo, o reforço com a vacina bivalente para a proteção contra a Covid-19”, lembra Ester Miranda.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES