Sesapi confirma quinta morte por dengue no Piauí; quatro só em Bom Jesus

A paciente, de 77 anos, é natural de Bom Jesus. Ela estava internada em Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella

Sesapi confirma quinta morte por dengue no Piauí; quatro só em Bom Jesus | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou, na manhã desta quinta-feira (11), que foi confirmado mais um óbito por dengue no Piauí. Ao todo, o Piauí já registrou 5 óbitos por dengue, sendo 4 em Bom Jesus e 1 em Manoel Emídio.

SOBRE A PACIENTE: A paciente, de 77 anos, é natural de Bom Jesus. Ela estava internada em Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella.

SOBRE OS CASOS ANTERIORES: O primeiro caso de óbito, foi em um paciente, de 26 anos, também do município de Bom Jesus. No segundo caso, o paciente, de 51 anos, tinha comorbidades e era morador do município de Bom Jesus. O terceiro caso, seria de uma mulher, da cidade de Manoel Emídio. O quarto óbito foi registrado no município de Bom Jesus, a paciente era uma mulher de 31 anos.

CIDADES COM MAIORES NÚMEROS DE CASOS: o boletim epidemiológico revela que as cinco cidades piauienses que mais registraram índices da doença foram respectivamente Teresina, Bom Jesus, Currais, Parnaíba e Guadalupe.  

AÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE: A Sesapi continua em monitoramento constante das arboviroses no estado, em especial a dengue, devido ao aumento crescente de casos, apoiando nas ações de mobilização de combate ao Aedes em nível municipal para eliminação de criadouros do mosquito, garantindo a entrega de insumos necessários para o combate ao vetor e capacitações com os profissionais de saúde quanto a eliminação dos focos e manejo clínico da Dengue.

CONFIRA DICAS PARA A PREVENÇÃO DA DENGUE

1.Utilize repelente 

Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele. 

2.Cubra a maior parte do corpo, quando possível 

O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo. 

3.Elimine focos de água parada 

Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta. 

4.Coloque telas em janelas e portas 

Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis. 

5.Aplique inseticidas e larvicidas 

Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES