Sesapi cria Comitê para investigar transmissão vertical do HIV e da sífilis

O grupo é composto por 26 membros (titulares e suplentes) indicados por órgãos estaduais, municipais e da sociedade civil

Sesapi | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) instituiu o primeiro Comitê de Investigação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis do Piauí. O grupo é composto por 26 membros (titulares e suplentes) indicados por órgãos estaduais, municipais e da sociedade civil, como conselhos de classe e universidades.

“É uma ação estratégica, para darmos visibilidade a essas doenças e investigar os casos que ocorreram, na intenção de prevenir futuros casos. Investigar erros para que as instituições possam rever as condutas, processos de trabalho e melhorar a prevenção”, afirmou a coordenadora de IST da Sesapi e presidente do Comitê, Karina Amorim.

Os membros do Comitê irão participar, nesta quinta-feira (10), de uma qualificação com representantes do Ministério da Saúde na Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes (EGC), do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O curso vai abordar aspectos teóricos e práticos para o funcionamento do Comitê.

Na sexta-feira (11), o secretário estadual da Saúde, Antonio Luiz, se reúne com as coordenadoras gerais de Vigilância em Infecções Sexualmente Transmissíveis (CGIST) e da Vigilância do HIV/Aids e das Hepatites Virais (CGAHV) do Ministério da Saúde, para discutir e alinhar as ações do Comitê no Piauí.

“Nosso objetivo também é conseguir a certificação da eliminação da transmissão vertical. Todos os estados estão se mobilizando para isso, que é uma titulação honrosa. Um dos requisitos para conseguir a titulação, além de atingir os indicadores, é ter instituído o comitê”, afirmou a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES