Sesapi distribui testes rápidos de hanseníase para municípios do Piauí

Os testes estão disponíveis para as secretarias municipais de Saúde no Lacen, das 8h às 13h

Piauí registrou, em 2022, um total de 692 novos casos de hanseníase | Myke Sena/MS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Coordenação de Atenção às Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), deu início à distribuição de testes rápidos de hanseníase aos municípios. Esses testes são indicados para a avaliação de contatos de casos confirmados e foram enviados pelo Ministério da Saúde. Ao todo, o Piauí recebeu 440 kits.

Os testes estão disponíveis para as secretarias municipais de Saúde no Lacen, das 8h às 13h. Até o momento, a Supervisão de Hanseníase da Sesapi liberou 109 kits. Para retirar os testes, é necessário utilizar caixa térmica ou isopor.

O teste rápido para hanseníase é capaz de detectar de forma qualitativa a presença de anticorpos da bactéria Mycobacterium leprae. Ele é indicado para a avaliação de contatos de casos confirmados de hanseníase, que incluem qualquer pessoa que tenha residido ou convivido com o paciente de hanseníase, no ambiente domiciliar nos últimos cinco anos anteriores ao diagnóstico da doença, podendo ser um membro da família ou não.

A coordenadora de Atenção às Doenças Transmissíveis da Sesapi, Eliracema Alves, afirmou que é importante ressaltar que o teste rápido de hanseníase tem a finalidade de acompanhamento. Ela enfatiza que o teste não indica que a pessoa irá desenvolver a doença, mas sim que ela teve contato com o bacilo causador da hanseníase. Dessa forma, a atenção básica pode identificar os contatos que testaram positivo e monitorá-los ao longo de cinco anos.

No ano de 2022, o estado do Piauí registrou um total de 692 novos casos de hanseníase, sendo que 22 desses casos ocorreram em indivíduos menores de 15 anos de idade.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria mycobacterium lepra. Atinge, principalmente, a pele, as mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES