Sesapi divulga cronograma dos Caminhões da Mamografia no mês de setembro

Em pouco mais de três meses de operação, os veículos já realizaram mais de 30 mil procedimentos

Sesapi divulga cronograma dos Caminhões da Mamografia no mês de setembro | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Caminhões da Mamografia, uma iniciativa do Governo do Piauí executada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) com o objetivo de proporcionar exames especializados para mulheres de 40 a 69 anos, estarão percorrendo diversos municípios piauienses durante a primeira quinzena de setembro.

Em Brejo do Piauí, os atendimentos do projeto começaram no dia 4 de setembro e serão realizados até o dia 6 deste mês. Em Pimenteiras, a unidade móvel está disponível desde o dia 2 de setembro e permanecerá até o sábado, dia 9. Quanto a Bom Jesus, a cidade receberá atendimentos por um período de 10 dias, com o caminhão presente desde o dia 31 de agosto até o sábado, dia 9 de setembro.

O Caminhão da Mamografia inicia a realização de exames em Valença do Piauí na próxima segunda-feira (11) e, na quinta-feira (14), chega à cidade de Currais. Além desses municípios, os veículos seguem atendendo em Miguel Alves, Landri Sales e Barras.

“Para que as mulheres tenham acesso ao serviço elas devem procurar a atenção básica do seu município, para serem cadastradas”, explica Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi. Cada veículo tem capacidade de realizar 80 mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários. Em pouco mais de três meses de operação, os caminhões já realizaram mais de 30 mil procedimentos.

O serviço iniciou no fim do mês de maio, com seis veículos adaptados que percorrerão todos os 224 municípios do estado. A previsão é que o serviço realize mais de 125 mil mamografias. Os recursos investidos são oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro (MDB). Os caminhões buscam fortalecer a atenção básica voltada à população feminina do estado, além de contribuir para a descentralização dos serviços. Os seis caminhões permitem o atendimento simultâneo de diferentes regiões de saúde do Piauí, garantindo uma maior velocidade no atendimento à população.

Veja o cronograma:

Pimenteiras (02/09 a 08/09)

Valença do Piauí (11/09 a 25/09)

Bom Jesus (31/08 a 09/09)

Currais (14/09 a 16/09)

Brejo do Piauí (04/09 a 06/09)

Rio Grande do Piauí (08/09 a 11/09)

Miguel Alves (28/08 até 12/09)

Landri Sales (03/09 a 06/09)

Barras (04/09 até dia 02/10)

(Com informações da Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES