Sesapi realiza oficina com grupo trans sobre o enfrentamento da sífilis

O objetivo é encaminhar as demandas do público-alvo, fornecendo apoio e orientação

Sesapi realiza oficina com grupo trans sobre o enfrentamento da sífilis | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi),  por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Estadual, realizou oficina sobre enfrentamento à sífilis para o Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (GPTRANS). O objetivo é encaminhar as demandas do público-alvo, fornecendo apoio e orientação.

A oficina foi realizada durante a reunião mensal do grupo de Convivência de Travestis e Transexuais, serviço ofertado pelo Centro de Referência LGBTQIA+ da diretoria de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ da superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc).

Cristiana Rocha, coordenadora do CTA Estadual e psicóloga da Sesapi, explica que neste mês de outubro a atenção se voltou para o enfrentamento à sífilis. “Como facilitadora, compartilhei informações valiosas sobre a sífilis, suas formas de transmissão, sintomas e como prevenir e tratar essa infecção. A disseminação do conhecimento é uma ferramenta poderosa na luta contra a sífilis e suas consequências”, explica.

A coordenadora destaca o trabalho do CTA Estadual no enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis. “Estamos comprometidos em continuar trabalhando em parceria com organizações como o GPTRANS para melhorar a saúde da comunidade LGBTQIA+ em nosso estado. Juntos, podemos construir um futuro mais saudável e igualitário para todos”, conclui.

Sesapi faz testagem rápida para sífilis

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando testagem rápida para sífilis, HIV e outras ISTs em vários órgãos do estado até o fim do mês de outubro. A ação é em alusão à campanha Outubro Verde, que tem como foco o combate à sífilis e à sífilis congênita.

O intuito é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de casos da doença, uma vez que os registros apontam para o crescimento de casos no estado,. A meta também é fortalecer e garantir o tratamento oportuno para a população, ajudando a interromper a cadeia de transmissão e reduzindo os casos.

Segundo dados da Sesapi, foram registrados 251 novos casos de sífilis em gestantes em 2022, ao passo que até outubro de 2023, o estado já registrou 491 novos casos. Os casos de sífilis congênita, quando ocorre a transmissão do vírus da mãe para o bebê durante o parto ou a gestação, também tiverma um aumento. No ano passaodo, foram 132 notificações e até agora, em 2023, já tem registro de 274 casos.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES