Sesapi recomenda que grupos prioritários atualizem vacinação contra Covid-19

A secretaria reforça que as vacinas disponíveis no SUS são eficazes contra variantes da doença

Sesapi recomenda que grupos prioritários atualizem vacinação contra Covid-19 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a confirmação da presença da subvariante JN.1 da Ômicron no Piauí, o vírus causador da Covid-19, autoridades de saúde recomendam que os grupos prioritários atualizem seu esquema vacinal. Segundo o Ministério da Saúde, todas as vacinas atualmente disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) demonstraram eficácia contra as variantes em circulação no país. Esses imunizantes são essenciais na prevenção de sintomas graves da doença e reduzem significativamente o risco de morte. 

O diretor clínico do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, José Noronha, lembra da necessidade da população manter atualizada a vacinação contra a Covid-19. “Precisamos seguir nas medidas de controle da doença, com as etiquetas respiratórias e principalmente a adesão à imunização. Você que tem indicação da vacina contra a Covid-19 bivalente, dos grupos prioritários, procure o posto de saúde mais próximo e efetue a vacinação”, afirma o médico infectologista. 

Seguindo o novo cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, os grupos prioritários incluem pessoas com 60 anos ou mais, indivíduos imunocomprometidos, gestantes e puérperas. Para essa categoria de indivíduos, o intervalo entre as doses da vacina bivalente deve ser de seis meses. Essas pessoas são mais suscetíveis a desenvolver casos graves da doença. 

“A Sesapi pede que as pessoas busquem manter a vacinação em dia, pois o vírus sempre está em mutação e para manter a proteção é essencial que as pessoas dos grupos elencados como prioridades estejam com a carteira de vacinação sempre atualizada. Lembramos, ainda, que o Programa Nacional de Imunizações oferece vacinas seguras que possuem autorização de uso pela Anvisa, após terem demonstrado eficácia e segurança favoráveis”, reforça a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Além da subvariante Ômicron JN.1, foi também detectada uma nova recombinante, ainda sem uma designação oficial devido à ausência de registro no banco de dados para a devida classificação. Essa recombinante está sendo temporariamente chamada de XDK. 

PREVENÇÃO

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) desenvolveu uma cartilha de orientações cruciais para a proteção contra a Covid-19, direcionada tanto à população quanto ao poder público. Entre as principais recomendações está o uso de máscaras em ambientes fechados, mal ventilados e onde ocorram aglomerações.

Nos serviços de saúde, o uso de máscaras é mandatório, especialmente para aqueles com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados da doença, e para grupos de maior vulnerabilidade, como idosos e indivíduos imunossuprimidos.

Gestantes, idosos e pessoas imunossuprimidas são aconselhados a manter o uso de máscaras em todos os ambientes. Além disso, é enfatizada a importância da higiene das mãos, seja através de lavagem com água e sabão ou utilizando álcool a 70%, como medida eficaz na prevenção da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES