Superação! Gêmeos com deficiência se formam em Administração pela Uapi

Jorge e Ronaldo perderam os movimentos das pernas aos 8 anos de idade devido à doença degenerativa que afeta principalmente meninos

Gêmeos com deficiência se formam em Administração pela Uapi | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os irmãos gêmeos José Ronaldo Alves de Almeida Junior e Jorge Reinaldo Reis de Almeida, de 26 anos, ambos com distrofia muscular de Duchenne, venceram barreiras e fizeram uma linda história de superação. Moradores do município de Altos, eles se formaram em Administração pela Universidade Aberta do Piauí (Uapi).

Gemêos Jorge e Ronaldo venceram todas as barreiras Foto: Ascom 

Jorge e Ronaldo perderam os movimentos das pernas aos 8 anos de idade devido à doença degenerativa que afeta principalmente meninos. Eles sempre contaram com o apoio da mãe, que sozinha teve que se desdobrar para educar os filhos.

Jorge e Ronaldo perderam os movimentos das pernas aos 8 anos de idade

Aos 22 anos, os irmãs prestaram vestibular no município de Campo Maior e foram aprovados no curso de bacharelado em Administração, em 2017, ingressando na Uapi, no polo de Altos. As aulas eram no formato Educação a Distância (EAD) e de 15 em 15 dias eles tinham que ir até o polo em cadeiras motorizadas para assistirem as aulas presenciais. Enfrentando todos os desafios, os  dois nunca deixaram de frequentar as aulas presenciais.

“Quando a vida é difícil, precisamos de apoio para caminhar. Agradecemos a quem estendeu a mão e nos ajudou a levantar, pois essa comemoração não seria possível sem essas pessoas. Sei que estamos realizando mais um sonho da nossa vida. Sabemos também que essa vitória representa bem menos da metade das lutas e conquistas que virão depois, pois esse é o início de uma longa caminhada, onde futuras realizações estão por vir. Reconhecemos que não enfrentamos essas batalhas sozinhos e sabemos que muitas recompensas virão como resultado desses esforços. Apesar das limitações, lutamos para alcançar o que hoje podemos chamar de nosso, e isso se deve, principalmente, à nossa mãe batalhadora que nos sustentou sozinha desde os dois anos de idade”, compartilham os irmãos.

O governador Rafael Fonteles comemorou a conquista de Jorge e Ronaldo. “Estamos muito felizes de poder mostrar o exemplo de determinação desses dois irmãos, que investiram e acreditaram na educação, da mesma forma que estamos fazendo. Eles conseguiram concluir a graduação por meio da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), projeto que nos permitiu ampliar o acesso ao ensino superior para quem mais precisa”, afirmou

“Estes são estudantes que inspiram toda a rede estadual que buscam alcançar os seus sonhos. Vamos juntos oportunizar ações voltadas para o engajamento e preparação dos nossos estudantes para aprovações no ensino superior”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

A coordenadora do polo de Altos da Uapi, Lavina Almeida, ficou bastante  orgulhosa pela aprovação de seus alunos. “Como coordenadora do polo me sinto feliz e grata a Deus por fazer parte desse projeto, desenvolvido em nosso estado, que trouxe oportunidade para esses meninos e muitos outros estudantes de nosso município que, sem esse projeto, não teriam hoje a sua graduação. Portanto, não tem outra palavra a ser pronunciada nesse momento que não seja gratidão por fazer parte desse momento de superação na vida desses garotos”, revela a gestora. expõe sua gratidão em poder fazer parte da instituição que tem dado oportunidade a muitos estudantes. “Como coordenadora do polo me sinto feliz e grata a Deus por fazer parte desse projeto, desenvolvido em nosso estado, que trouxe oportunidade para esses meninos e muitos outros estudantes de nosso município que, sem esse projeto, não teriam hoje a sua graduação. Portanto, não tem outra palavra a ser pronunciada nesse momento que não seja gratidão por fazer parte desse momento de superação na vida desses garotos”, pontuou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES