Suspeitos se passavam por senadores no Piauí e Maranhão para aplicar golpes

“Alto Escalão 2” cumpre oito mandados de busca e apreensão; investigados aplicavam golpes nas redes sociais

Suspeitos se passavam por senadores no Piauí e Maranhão para aplicar golpes | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (27), a Polícia Civil do Distrito Federal, em conjunto com as autoridades policiais do Piauí e do Maranhão, deflagrou a "Operação Alto Escalão II", visando o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Timon e Teresina. A ação tem como alvo indivíduos suspeitos de perpetrarem golpes ao se fazerem passar por políticos.

Conforme as autoridades policiais, a investigação iniciou-se em junho de 2023, após os senadores Humberto Costa e Paulo Paim relatarem que indivíduos desconhecidos estavam se passando por eles, inclusive utilizando suas fotografias no WhatsApp. Durante o curso das investigações, as autoridades policiais descobriram que outros políticos estavam sendo alvo dessa rede criminosa, incluindo o senador Marcelo Castro (MDB), representante do Piauí. 

Conforme revelado pelo inquérito, a associação criminosa é composta por um homem de 26 anos e quatro mulheres, com idades de 22, 25, 41 e 43 anos. Eles são identificados como os responsáveis por contatar as vítimas e se fazerem passar por políticos, particularmente senadores, através de perfis falsos no WhatsApp. 

COMO ERA O GOLPE?

Conforme explicado pelo delegado Ataliba Neto, responsável pela 5ª Delegacia de Polícia, os indivíduos que se passavam por parlamentares entravam em contato com as vítimas, alegando a disponibilidade de uma doação. No entanto, alegavam que devido a um prazo iminente, era necessário que as vítimas efetuassem um depósito em dinheiro ao motorista de um caminhão, supostamente transportando os produtos destinados à doação, para que pudessem ser entregues na região das vítimas.

A polícia identificou que os nomes de 17 políticos foram utilizados para a aplicação dos golpes. Abaixo estão os nomes dos políticos identificados:  

Senadores:

Humberto Costa, PT-PE

Paulo Paim, PT-RS

Teresa Leitão, PT-PE

Ana Paula Lobato, PSB-MA

Carlos Viana, Podemos-MG

Soraya Thronicke União-MS

Marcio Bittar, União-AC

Esperidião Amin, PP-SC

Luis Carlos Heinze, PP-RS

Marcelo Castro, MDB-PI

Vanderlan Cardoso, PSD-GO

Deputados:

André Janones, Avante-MG

Rogério Corrêa, PT-MG

Natalia Bonavides, PT-RN

Diego Andrade, PSD-MG

Prefeitos:

Amazan Silva, Jardim do Seridó-RN

Paulo Roberto Leite de Arruda, Vitória de Santo Antão-PE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES