Tempestade com chuva de granizo atinge cidade no Piauí; veja vídeo

O climatologista Werton Costa, contou que esse fenômeno é mais comum do que se imagina no início do período chuvoso.

Chuva de granizo no Piauí | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moradores do município de Água Branca, no interior do Piauí, ficaram assustados na tarde desta terça-feira (28), após uma forte tempestade, acompanhada de chuva de granizo atingir o município.

Em entrevista ao Meio Norte.com, o climatologista Werton Costa, contou que esse fenômeno é mais comum do que se imagina no início do período chuvoso em algumas regiões do Estado.

Fenômenos de precipitação de granizo são mais comuns do que se imagina na região Nordeste. Porém, o nosso granizo é bem diferente do granizo do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Minas que é um granizo de grande diâmetro, geralmente provocado por ondas frontais ou frentes frias.  Quando temos aqui, chuva de granizo no Nordeste, ela está sempre associada ao corredor de umidade   Vórtice Ciclônico de Altos Níveis  (Vecan).  O Vecan se movimenta em formato circular e em grande altitude, ou seja, ele força as nuvens  a subir, a se desenvolver verticalmente,  e expõe a  parte superior das nuvens que é feita de água a dezenas de graus negativos. Assim a nuvem congela e quando ela cai, ou seja, se precipita, cai em forma de pelotas ou pedras de gelo", explicou o professor.


Ainda de acordo com o climatologista, o caso que aconteceu em Água Branca é imprevisível e não oferece risco à população. "Foi um prêmio da loteria, algo realmente imprevisível, não sabemos quando vai ocorrer novamente. Esse fenômeno não oferece risco à população, a não ser quando vem acompanhado de rajadas de ventos e descargas elétricas. No mais é apenas um espetáculo lindo da natureza", finalizou o especialista.

CHUVA E ESTRAGOS EM TERESINA

Apesar de não estar na lista de alerta de chuvas intensas divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Teresina apresentou rajadas de vento e chuvas em algumas regiões da cidade na tarde desta terça-feira (28). Populares registraram alguns dos estragos causados pela ventania na capital piauiense. 

Conforme o Instituto, às 15h, o município apontou a temperatura de 34.7°, atingindo sua máxima do dia às 16h, com 36.8°, caindo para 25.7° e sensação térmica de 27°C no final da tarde, às 18h. O INMET ainda divulgou que a previsão para a noite de hoje é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada, se estendendo até amanhã (29).

Em imagens feitas por populares é possível ver uma árvore caída na Avenida Principal do bairro Dirceu, zona Sudeste da capital, causando congestionamento da via. Além disso, estruturas de estabelecimentos quebradas e falta de energia em diversos bairros, foram observadas em outros pontos da cidade.

NORTE DO PIAUÍ: 33 cidades estão sob alerta de chuvas intensas, diz INMET

Tempo nublado e ventos intensos! O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para 33 cidades localizadas no Norte do Piauí. O aviso iniciou-se às 12h desta terça-feira com previsão para terminar nesta quarta-feira (29), às 10h. 

Conforme o comunicado, há previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm por dia, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas e ventos intensos (40-60 km/h). O INMET ainda realizou algumas instruções para a população: 

  •  Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

CLIQUE AQUI E VEJA AS CIDADES AFETADAS!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES