Teresina começa a vacinar crianças nas escolas municipais

A campanha será realizada nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio até o dia 19 de abril.

Teresina começa a vacinar crianças nas escolas municipais | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina deu início, nesta segunda-feira (25), à campanha de vacinação nas escolas públicas da rede municipal. A abertura ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Helena Medeiros, no bairro Matadouro, zona Norte de Teresina. O evento contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa, do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina e demais autoridades.

O QUE ACONTECEU: Equipes de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina começaram a ir até as escolas para imunizar crianças que estão com seus esquemas vacinais incompletos. A campanha será realizada nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio até o dia 19 de abril.

Escola da Zona Norte de Teresina recebe campanha de vacinação (Foto: Raissa Morais)

PÚBLICO-ALVO E IMUNIZANTES OFERECIDOS: O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com abordagens voltadas para os ensinos infantil, fundamental e médio. 

São disponibilizadas as seguintes vacinas: poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), meningocócica ACWY e COVID-19. Também será aplicada a vacina contra a Influenza (gripe) para as crianças de seis meses a menores de seis anos e os professores.

Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ítalo Costa ( fotos: Raissa Moraes) 

PÚBLICO SERÁ AMPLIADO: A princípio, a FMS da capital vai priorizar os alunos das escolas de ensino infantil. Em seguida, a pasta ampliará o programa nas escolas de ensino fundamental e médio, para contemplar todo esse público menor de 15 anos, verificando a situação vacinal e fazendo a atualização. 

"A gente precisa alcançar a nossa meta, que é chegar nos 90 a 95% de cobertura vacinal. E por isso a gente vem fazendo esse movimento nacional pela vacinação e buscando diversas estratégias para ampliar essa cobertura. Precisamos que todos estejam livres de doenças que são imunopreveníveis, que podem ser prevenidas com o ato de vacinar", disse Emanuelle Dias, coordenadora de imunização da FMS.

CONSCIENTIZAÇÃO: O prefeito Dr. Pessoa esclarece que as vacinas são as principais armas contra as doenças que atingem a população brasileira. "A vacinação, principalmente nessa faixa etária, é de suma importância, a gente pode acabar com doenças que estão matando muita gente. Graças a Deus, graças à programação do governo federal, do governo estadual e do governo municipal que nós aqui estamos", disse Dr. Pessoa.

Prefeito Dr Pessoa (Foto: Raissa Morais)

A dona de casa Natália Fernandes levou os dois filhos, uma menina de 8 anos e um menino 6, para atualização da caderneta vacinal. "A caderneta deles está atualizada, restando apenas a da gripe. Tenho muito cuidado de vacinar os meus filhos para que eles não adoeçam ou sofram com falta dessas vacinas no futuro", falou.

Italo Costa ressaltou que Teresina hoje é considerada uma das capitais com maior cobertura vacinal e pretende reforçar as campanhas de conscientização a respeito da importância da imunização. "Esse é um momento importante, com esforço conjunto, que a gestão do prefeito Dr. Pessoa está preocupada em ampliar e melhorar cada vez mais a saúde do município. Vamos continuar vacinando e mostrando que é necessário cuidar bem da caderneta vacinal”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES