Teresina é uma cidade travada, dispara Fábio Novo no Piauí 40º

Deputado falou sobre falta de sintonia da gestão de Teresina com os governos estadual e federal

Deputado Fábio Novo | Pedro Arimateya
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual Fábio Novo (PT) participou do programa do Piauí 40º, comandado pelo jornalista Luiz Fortes, nesta terça-feira, 9, falou sobre sua trajetória e disse que enquanto secretário estadual de Cultura do Piauí, mostrou que é possível fazer muito com pouco recurso.  

"Nós tínhamos um orçamento de 0,3% e conseguimos recuperar o Porto das Barcas, várias casas de cultura pelo Piauí, a Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho, escolas de música, de dança e de teatro. O Porto das Barcas foi a maior obra de revitalização de um conjunto arquitetônico", diz o deputado.

Deputado concede entrevista ao jornalista Luiz Fortes (Pedro Arimateya)

O deputado informa que foram aplicados R$ 12 milhões na obra. "Era um desejo do então governador Wellington Dias e nós entregamos o complexo com o Museu do Mar, o único do Brasil com esqueleto do Peixe-Boi, do Boto, de uma baleia. Trouxemos o que tinha de melhor do Brasil para reconstituir esses esqueletos", diz.

Fábio Novo lembra que em 2 anos de funcionamento, o Museu do Mar, que é também um museu escola, já recebeu mais de 200 mil visitas. "O museu é uma obra imponente, bonita", diz.

Segurança pública: Na entrevista, o deputado falou que a segurança pública do Piauí evoluiu para melhor na gestão do governador Rafael Fonteles. "Sou líder do Governo da Alepi e participei ativamente de toda essa transformação. Em fevereiro de 2023, o governador me convidou para ser líder do Governo e já informou sobre o pacote de leis para aprovação para fortalecer as forças de segurança", disse o deputado.

De acordo com Fábio, neste pacote, foram reformuladas as leis das Polícias Militar e Civil, mais concursos e modernização da legislação que permitiu contratar mais de 2 mil homens e mulheres para as forças de segurança. "Nunca na história do Piauí se contrataram tantos agentes. O governador é muito focado e trabalha com pesquisas e a segurança pública era o principal problema, para 53% dos teresinenses", diz.

O governo, segundo o deputado, atacou o problema e investiu na segurança para prestação de melhor serviço. "Um ano depois, de tudo que se aprovou na Alepi estamos colhendo frutos, observe que o Piauí virou referência nacional que devolve celular, motos. Pode melhorar mais ainda e tanto o governador Rafael Fonteles quanto o secretário Chico Lucas estão obstinados a resolver e dar uma prestação de serviço na área de segurança", disse o deputado.

Falta sintonia com forças municipais

Em Teresina, ele disse que é possível fazer mais à medida em que haja maior integração com as forças municipais. "Isso está faltando. Se você tem 300 guardas municipais e um centro de comando que não está funcionando, com um planejamento em conjunto da Guarda Municipal com as polícias pode se fazer planejamento para mais rondas, blitzen". O deputado informa que Teresina tem mais viaturas policiais circulando pela cidade.

Pretensão política

A campanha passada faltou time. "Numa eleição de capital é preciso formar um bom e grande time. Agora, unificamos todo um time e montamos todas as chapas. Nosso time terá 270 candidatos a vereador. O outro time terá 60 e isso faz uma grande diferença, pois mais pessoas vão levar a sua mensagem", diz.

Teresina pode ter a oportunidade de ter um prefeito aliado ao governador, ao governo federal e ao grupo de deputados que podem fazer muito mais pela cidade. "Dou aqui um exemplo, a união de Lula com Rafael rendeu bons frutos ao Piauí, rendeu a maior maternidade de Teresina, o Estado fez sua parte, a maternidade foi concluída, a duplicação da BR até Demerval Lobão, o viaduto do Mercado do Peixe. Temos recurso para duplicação da BR até Altos", diz, enfatizando que a sintonia não existe com Teresina e Parnaíba. 

"Teresina e Parnaíba não aderiram ao Saúde Digital, programa que zerou a fila de saúde em várias cidades do interior. Em Piripiri foi zerada a fila de 10 especialidades", diz o deputado, informando que deseja que esse movimento seja adotado pela capital. "Teresina é uma cidade travada, se tiver tecnologia pode dar resolutividade na saúde, pode atrair investimentos", diz.

Para o deputado, a infraestrutura de Teresina precisa avançar bastante, tem problemas de drenagem. "Vamos precisar de um time com sintonia política para fazer galerias, que são obras caras", diz o deputado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES