Teresina ganha primeira Casa da Mulher Brasileira

Em solenidade com a presença virtual da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e da primeira-dama, Janja Lula da Silva, Casa é inaugurada na capital

Teresina ganha primeira Casa da Mulher Brasileira | Pedro Arimateya
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada nesta sexta-feira (08), em Teresina, com o objetivo de oferecer assistência a mulheres vítimas de violência em uma estrutura que contempla serviços de triagem, acolhimento, alojamento, apoio psicossocial e jurídico e promoção de autonomia econômica, além de brinquedoteca para as crianças.

MAIS CASAS A SEREM ENTREGUES: A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, participaram da solenidade de forma virtual. Cida destacou que a Casa da Mulher Brasileira de Teresina é apenas a segunda de 40 espaços como esse que serão entregues durante o governo do presidente Lula.

“A Casa apresenta resultados, são mais de nove serviços e só oito Casas da Mulher Brasileira, que no ano de 2023 atenderam mais de 200 mil mulheres no país. Isso é um resultado que garante que as mulheres confiam nesse serviço, acreditam nesse trabalho e que Teresina vai ganhar um grande instrumento para enfrentar a violência, prevenir a violência e evitar o feminicídio”, afirmou.

SONHO QUE VIROU REALIDADE: A Secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou que a Casa da Mulher Brasileira no Piauí é um sonho desde 2014, e sua construção é uma conquista para as mulheres de todo o estado.

“As mulheres que vieram aqui vão ser atendidas de forma integral, sem precisar sair desse espaço para serem atendidas em outro espaço, então é muito importante para as mulheres teresinenses, porque qualquer mulher vai ser atendida aqui. É um ganho, uma conquista das mulheres, e a gente está só iniciando”, disse.

APOIO ESSENCIAL: Representando o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, a Secretária de Assistência Social,Regina Sousa, pontuou que a Casa facilita o acesso a serviços essenciais. 

“Na Casa da Mulher Brasileira ela encontra tudo em apenas um lugar. Ela vai encontrar tudo aqui, inclusive abrigo se precisar ficar, se tiver filho, vai ter creche aqui para ficar pelo menos dois dias até se organizar, se arrumar e ir para um lugar diferente”, destaca.

Combate à violência contra a mulher é prioridade. 

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, também participou da solenidade e destacou que o combate à violência contra a mulher é uma das prioridades nos dias atuais.

“Vamos tratar aqui do combate à violência, da proteção social, do empoderamento, ou seja, é aqui uma integração de várias políticas voltadas para as mulheres, nos três níveis de governo: município, estado e governo federal; também a presença do judiciário, da defensoria e do próprio conselho relacionado às mulheres”, finalizou.

De acordo com o prefeito de Teresina, Dr Pessoa, a inauguração da Casa da Mulher Brasileira veio em um dia simbólico, no dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. O gestor aproveitou para deixar uma mensagem para todas as mulheres da capital prezando pelo respeito e igualdade.

“Respeitar mais as mulheres. Hoje é o Dia Internacional da Mulher, a mulher merece muito, mais de 50% da população brasileira, são mulheres. Portanto, nós temos que aprender a conviver. Esse machismo tem que acabar. As mulheres têm a mesma inteligência e capacidade que nós, homens, então essa discriminação de etnia, de raça, isso tem que acabar”, disse.

Segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Karla Berger, a inauguração do espaço é um marco na história da capital. Ela aproveitou para destacar os empenhos do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa que sempre priorizou as mulheres e ao Superintendente do SAAD Centro, Roncalli Filho, responsável pela construção do espaço.

“Hoje é um dia histórico para a nossa capital. Eu estou muito feliz com a chegada da casa da mulher brasileira aqui em Teresina. Estou muito agradecida ao prefeito Dr. Pessoa, que desde o primeiro momento, quando fomos à primeira reunião, assim que ele assumiu a gestão, que falamos da necessidade de fazer essa parceria com o Ministério das Mulheres", disse.

ESTRUTURA

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina fica localizado na Rua Primeiro de Novembro, 3102, Bairro Primavera, zona Norte da capital. O espaço ocupa 3,6 mil metros, o investimento gira em torno de R$5,5 milhões. A Casa vai oferecer assistência a mulheres vítimas de violência, além de serviços como apoio psicossocial, alojamento  e profissionalização. 

Alguns dos serviços oferecidos estão: a Delegacia Especializada, Juizado e Vara Especializada, Atendimento Psicossocial, Brinquedoteca, Promotoria Especializada, Defensoria Especializada, Central de Transportes, Alojamento de Passagem e Emprego e Renda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES