Teresina sediará reunião técnica do G20 para combater a fome e pobreza

O grupo criou uma força-tarefa para construir uma Aliança Global contra Fome e à Pobreza, com lançamento previsto para ocorrer em novembro

Teresina sediará reunião técnica do G20 para combater a fome e pobreza | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil assumiu, pela primeira vez, a presidência do G20 e colocou na pauta de prioridades temas sociais como o combate à fome e à pobreza. O grupo criou uma força-tarefa para construir uma Aliança Global contra Fome e à Pobreza. O lançamento está previsto para ocorrer em novembro. Até lá, a força-tarefa promoverá diversas reuniões técnicas, como a que será realizada em Teresina, de 20 a 24 de maio.

Você sabe o que é o G20 e como funciona?

Também conhecido como Grupo dos Vinte, o G20 nasceu após uma sequência de crises econômicas que assolaram o mundo na década de 1990. No ano de 1999, foi criado um fórum multilateral entre países industrializados e emergentes, composto na época por ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais, que inicialmente tinha como foco debater questões econômicas e financeiras mundiais.

Em 2008, no auge de mais uma crise econômica mundial causada pela quebra do banco Lehman Brothers, nos Estados Unidos, o grupo teve a primeira reunião de cúpula com chefes de estado e de governo e, desde então, não parou de crescer, sempre discutindo assuntos relacionados à estabilidade econômica global.  

Com presidências rotativas anuais, o G20 desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. Hoje, além de 19 países dos cinco continentes, integram o fórum a União Europeia e a União Africana. O grupo agrega dois terços da população mundial, cerca de 85% do produto interno bruto (PIB) mundial e 75% do comércio internacional.

Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a minha vida? Apesar de ser tradicionalmente hermético à participação social, com o tempo, o escopo de atuação do G20 ganhou novos horizontes. Embora no início fosse concentrado principalmente em questões macroeconômicas gerais, o grupo expandiu a agenda para incluir temas de interesse da população mundial como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.

E isso tudo tem a ver com você e com o futuro de todos nós. Dentro da visão de que problemas globais exigem soluções conjuntas, a própria economia não se sustenta se o planeta não se unir para construir um mundo mais justo e um planeta sustentável para todos e, para isso, é fundamental combater, por exemplo, as desigualdades sociais, a fome, a pobreza e as mudanças climáticas.

Teresina sediará reunião técnica do G20 para combater a fome e pobreza / Foto - Divulgação

Brasil investe no protagonismo de temas sociais

Desde 1º de dezembro de 2023, o Brasil assumiu, pela primeira vez, a presidência do G20 e colocou na pauta outras prioridades: a reforma da governança global, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e o combate à fome, pobreza e desigualdade.

Em relação ao terceiro assunto, foi organizada uma força-tarefa para construir uma Aliança Global contra Fome e à Pobreza, sob coordenação dos Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Fazenda e das Relações Exteriores.

É a primeira vez que, no âmbito do G20, é proposta uma aliança para tratar de uma crise que não é essencialmente dos ricos, mas global. Estima-se que, no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 735 milhões de pessoas passam fome.  

A ideia de formar uma aliança é iniciativa do presidente do Brasil, Lula, que começou a ser trabalhada quando o país assumiu a chefia do G20 em Nova Delhi, na Índia, no ano passado. A proposta busca angariar recursos e conhecimentos para a implementação de tecnologias sociais e políticas públicas comprovadamente eficazes – como ocorreu no Brasil – para a redução da fome e da pobreza no mundo.

“Queremos, com uma aliança global, dar suporte e impulso político, recursos financeiros e cooperação técnica para apoiar a implementação direta de políticas de sucesso comprovado, em cada país que quiser participar. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é o caminho para trabalharmos juntos e focados em vencer esse desafio”, explicou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

A adesão estará aberta não somente aos membros do G20, mas a todos os países interessados. O lançamento está previsto para ocorrer em paralelo à Cúpula do G20, em novembro, em âmbito de chefes de Estado, com os países que optarem por participar da aliança.

Até lá, a força-tarefa promoverá diversas reuniões técnicas, como a que será realizada em Teresina, no Piauí, de 20 a 24 de maio, com ampla participação de membros do G20, países convidados e organismos internacionais. As discussões com parceiros-chave buscam detalhar questões de funcionamento, linhas de governança e instrumentos fundadores, como termos de adesão e critérios para fazer parte da cesta ofertada de políticas bem-sucedidas contra a fome e a pobreza.

Além dessas discussões, outras cidades-sede no Brasil receberão as reuniões do G20. Entre dezembro de 2023 e novembro de 2024, o Brasil deverá organizar mais de 100 reuniões oficiais, que incluem cerca de 20 reuniões ministeriais, 50 reuniões de alto nível e eventos paralelos. O ponto alto será a 19ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G20, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Como funciona o G20

O G20 é organizado em duas faixas paralelas de atuação, que conversam entre si: a Trilha de Sherpas e a Trilha de Finanças. A primeira é comandada por emissários pessoais dos líderes do G20, que supervisionam as negociações, discutem os pontos que formam a agenda da cúpula e coordenam a maior parte do trabalho.

Além dos 15 grupos de trabalho, a Trilha de Sherpas é composta, nesta presidência do Brasil, por duas forças-tarefas: para a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e para Mobilização Global Contra a Mudança do Clima. Também inclui uma iniciativa sobre bioeconomia.

Já a Trilha de Finanças trata de assuntos macroeconômicos estratégicos e é comandada pelos ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais dos países membros. Ao todo, são sete grupos de trabalho e uma força-tarefa conjunta de finanças e saúde.

Outro ponto de destaque sobre o funcionamento do G20 é o sistema de Troikas, um trio de membros formado pelo último ocupante da presidência do grupo, o atual e o próximo presidente. O governo que ocupa a presidência coordena o grupo, com apoio dos outros dois. Atualmente, a Troika é composta pela Índia (última presidência do G20), o Brasil (atual presidência) e a África do Sul (próxima presidência).

Confira a lista de países do G20

Além da União Europeia e da União Africana, integram o G20 os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES