TJ-PI conquista selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública

Tribunal de Justiça do Piauí alcançou 96,95% no Índice Geral de Transparência.

Presidente do TJ-PI, Desembargador Hilo de Almeida Sousa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) alcançou um marco inédito ao receber o selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública 2023 (PNTP). Essa distinção reflete o comprometimento do TJ-PI com a transparência, atingindo 100% na divulgação de informações essenciais e alcançando 96,67% no Índice Geral de Transparência. Este desempenho representa um aumento significativo em relação a 2022, quando o tribunal atingiu 77,66% em seu primeiro ano no programa.

Na avaliação do nível de transparência de mais de 8 mil portais públicos no país, o TJ-PI se destacou entre os Tribunais Estaduais, juntamente com Piauí, Rondônia, Goiás, Amazonas, Pará e Bahia, que também foram agraciados com o selo Diamante.

A divulgação dos resultados ocorreu durante o Seminário Transparência em Foco, realizado na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, na última segunda-feira (13). O evento reuniu especialistas para discutir os avanços e desafios na efetividade da disponibilização de dados públicos no Brasil.

A metodologia de avaliação dos portais inclui a verificação de pelo menos 100 itens em cada site, e os resultados estão disponíveis na página do Radar da Transparência Pública. Neste portal, é possível analisar o nível de transparência dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas em todas as esferas de governo.

O presidente do TJ-PI, des. Hilo de Almeida, destacou que a conquista do selo Diamante é resultado dos esforços dedicados pelos magistrados e servidores do tribunal. Ele enfatizou que, mais do que um prêmio, a conquista reflete o avanço do TJ-PI em direção a uma Justiça mais célere, conectada com a sociedade e fundamentada na transparência.

Luiz Paiva, superintendente de Controle Interno do TJ-PI, enfatizou que a transparência é uma prioridade para o tribunal. Ele ressaltou o objetivo de disponibilizar informações públicas de maneira ampla e compreensível, estimulando o controle social. Os dados detalhados serão disponibilizados no Radar da Transparência Pública, permitindo que os usuários acessem as informações correspondentes aos Poderes, Órgãos e Entidades públicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES