TJ-PI é o 1º tribunal do Brasil a implantar juiz de garantias no interior

A Central Regional de Inquéritos de Picos terá jurisdição sobre diversas comarcas no interior do Piauí.

Inauguração da Central Regional de Inquéritos de Picos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) faz história ao se tornar o primeiro do Brasil a implementar o juiz de garantias em comarcas do interior. Esse avanço foi oficializado com a inauguração da Central Regional de Inquéritos de Picos, ocorrido nesta sexta-feira, 22, marcando um momento significativo na reestruturação do sistema de Justiça Criminal no estado.

A Central Regional de Inquéritos de Picos terá jurisdição sobre diversas comarcas no interior do Piauí, abrangendo localidades como Fronteiras, Inhuma, Itainópolis, Jaicós, Padre Marcos, Paulistana, Picos, Pio IX, Simões e Valença do Piauí. A sua função será semelhante à da Central de Inquéritos de Teresina-PI, concentrando esforços na fase de investigação de processos criminais e assegurando os direitos individuais dos envolvidos.

O desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, enfatizou a importância desse marco e agradeceu o apoio do Governo do Estado na reestruturação da Justiça Criminal. Ele destacou que a nomeação de 17 novos juízes e a criação de novas varas criminais são passos significativos nesse processo de aprimoramento. O presidente ressaltou também a relevância das Centrais de Inquéritos para consolidar a figura do juiz de garantias, permitindo a uniformização de entendimentos e melhorando a qualidade das decisões judiciais.

“Com o apoio do Governo do Estado, estamos reestruturando a nossa Justiça Criminal. O primeiro e importante passo, foi a nomeação de 17 novos juízes que passarão a atuar em novas vara criminais, inclusive aqui em Picos. A Central de Inquéritos entregue hoje, e que, em breve, chegará a Parnaíba, vai agilizar a tramitação dos inquéritos policiais, contribuindo para o aumento da produtividade das Varas Criminais”, afirmou o desembargador Hilo de Almeida.

O juiz Geovany Nascimento, coordenador da recém-inaugurada Central Regional de Inquéritos de Picos, explicou que o juiz de garantias será responsável por analisar os pedidos da Polícia Civil durante a fase de investigação criminal, garantindo a legalidade das ações e protegendo os direitos individuais dos investigados.

A inauguração da Central Regional de Inquéritos de Picos contou com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Além do desembargador Hilo de Almeida, estiveram presentes desembargadores e juízes auxiliares da Presidência, ressaltando a importância desse marco histórico para a justiça piauiense.

Na ocasião, o secretário de Segurança, Francisco Lucas, representou o governador Rafael Fonteles e destacou a importância dessa ação, que torna o TJ do Piauí como pioneiro na implementação do juiz de garantias para o interior. “Mas, principalmente, dizer que instalar uma Central de Inquéritos é cuidar da segurança sem descuidar da garantia dos direitos individuais”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES