Todos que possuem celular roubado serão intimados, diz Chico Lucas

Segundo o Secretário de Segurança Pública, ao todo o estado conta com mais de 20 mil aparelhos roubados

Patrulha Cidadã vai combater o crime em Teresina e Parnaíba | Mayara Dias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (31), o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, concedeu uma entrevista ao programa Jornal da Tarde, no canal 20.1 da TV Jornal Meio Norte. O gestor da pasta destacou o combate às facções criminosas e tráfico de drogas no estado. Além de ações contra o roubo de celulares deflagradas na capital e no interior.

Chico Lucas informou que todos que possuem um celular roubado serão intimados. A ação deflagrada na capital na última sexta-feira (28), contou com a ajuda das operadoras de telefonia que atuam na cidade. Até o momento, 597 pessoas foram notificadas e 279 aparelhos apreendidos. Ao todo o estado conta com mais de 20 mil aparelhos roubados.

"O crime mais comum no Piauí é o roubo de celular. Ano passado no Brasil foram mais de 1 milhão de aparelhos roubados, sendo 10 mil aqui no estado. O delegado Matheus Zanatta tem realizado algumas ações em lugares como no Shopping da Cidade, Dirceu e no interior para combater aquele que compra e depois vende esses celulares roubados.  Agora com atitude inédita no país, nós começamos a notificar quem usa esses celulares. Quase 300 pessoas vão ser indiciadas por receptação culposa e os que não compareceram vão ser por receptação dolosa", destacou.

Durante a entrevista foi pontuado sobre o crescente número de mortes por parte do chamado 'Tribunal do Crime'. O secretário destacou ações contra essas organizações criminosas e principalmente sobre o envolvimento dos jovens. Segundo ele, a carência principalmente da educação é o que mais afeta a marginalização da juventude.

“Não tem facção em Teresina, o crime organizado existe mas ele não é controlador de territórios. Não tem um lugar no Piauí onde os policiais não entram. Essa onda de mortes está muito ligada ao envolvimento dos jovens com os crimes, eles são as maiores vitimas. Antes ele não tinham armas, agora com o acesso fácil que antes não era acessível, matar virou algo banal para eles", destacou.

Todos que possuem celular roubado serão intimados, diz Chico Lucas / Foto - Mayara Dias

O secretário aproveitou para anunciar o novo programa "Patrulha Cidadã". O projeto que vai ser lançado em breve vai ter como foco o policiamento nas cidades de Teresina e em Parnaíba, no litoral do Piauí. Segundo ele,  a escolha da cidade litorânea é por conta do aumento da criminalidade ligada a disputa pelo comando da rota do tráfico de drogas que abastece as regiões turísticas dos Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e Barra Grande.

"Existe uma instalação pela disputa da rota do tráfico, principalmente por conta do consumo do turistas, essa região é muito lucrativa. Nós estamos focando em diminuir essa criminalidade lá. Colocamos um posto do DRACO na cidade e vamos abrir uma delegacia de Policia Civil em Cajueiro da Praia para tentar diminuir o número de homicidios na região", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES