Tríduo Pascal inicia nesta quinta-feira (6); veja programação em Teresina

Para melhor vivenciar este momento de conversão, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina terão celebrações e procissões ao longo destes dias

Tríduo Pascal inicia nesta quinta-feira (6); veja programação em Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (06), a Igreja Católica inicia a celebração do Tríduo Pascal, o período que contempla a tarde da Quinta-Feira Santa até o Domingo de Páscoa, celebrando os mistérios da redenção e salvação humana. Para melhor vivenciar este momento de conversão, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina terão celebrações e procissões ao longo destes dias.

Conforme o padre Isaías Pereira, assessor eclesiástico da Comunicação na Arquidiocese de Teresina, a Semana Santa se caracteriza como fundamental para a fé do cristão, sendo a época mais importante do calendário da Igreja. Segundo ele, o centro da vida do cristão é o Tríduo Pascal, com a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Tríduo Pascal inicia nesta quinta-feira (6); veja programação em Teresina - Foto: Ascom

“É nesta época que somos convidados a estar mais presente em nossas Igrejas, celebrando a Semana Santa. Cada Igreja tem a sua própria programação para a melhor vivência deste tempo, mas o Tríduo Pascal que começa na quinta-feira, é comum em todas as Igrejas da nossa Arquidiocese e do mundo”, explica o sacerdote.

Durante os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa os católicos fazem memória ao sacrifício de Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para livrar a humanidade do pecado. Na Quinta-feira Santa é celebrada a Missa da Santa Ceia do Senhor, que faz memória a Última Ceia e o momento em que Jesus lavou os pés de seus apóstolos. Nesta celebração os fiéis fazem memória a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

Tríduo Pascal inicia nesta quinta-feira (6); veja programação em Teresina - Foto: Ascom

A Sexta-feira Santa é o momento de reflexão e Adoração ao Senhor Jesus Cristo que padece e morre na Cruz. Neste dia, o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, conduzirá os fiéis em caminhada pelas principais vias do centro da capital durante a procissão do Senhor Morto que seguirá até a Igreja São Benedito, também no Centro de Teresina. Um dos ritos mais tradicionais do catolicismo, a procissão faz memória ao cortejo e ao sepultamento de Jesus.

No Sábado Santo, popularmente chamado de Sábado de Aleluia, é celebrada a Solene Vigília Pascal, quando é proclamada a Páscoa do Senhor, momento em que Cristo ressuscitou trazendo vida em plenitude para todos aqueles que Nele acreditam. E no Domingo de Páscoa é celebrada a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Na Arquidiocese de Teresina os fiéis devem sair em uma grande procissão luminosa na sétima edição do ‘Teresina Ressuscita com Cristo’.

“O ‘Teresina Ressuscita com Cristo’ será um momento de sinodalidade e de comunhão com os irmãos e irmãs. Deus é vivo e vencedor do pecado, da dor e da morte, trazendo para nós a vida nova e em plenitude. Meu desejo é que o Senhor nos ajude para que bem vivamos o mistério da nossa fé, para vivermos em comunhão plena com Ele durante esta Semana Santa”, destaca o arcebispo Dom Juarez.

Confira a programação:

Catedral de Nossa Senhora das Dores

Celebrações presididas pelo arcebispo Dom Juarez Marques

Quinta-Feira Santa (06/04)

18h – Missa da Ceia do Senhor seguida de Vigília Eucarística

Sexta-Feira Santa (07/04)

15h – Celebração da Paixão do Senhor - iniciando com a Liturgia da Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto até a Igreja de São Benedito

Sábado Santo (08/04)

21h – Solene Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (09/04)

Teresina Ressuscita com Cristo

16h - Saída e bênção das velas no adro da Igreja São Benedito

Procissão luminosa na Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana

18h - Santa Missa Solene de Páscoa presidida por Dom Juarez Marques



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES