UESPI realiza programa de extensão “Biblioteca Móvel” em Campo Maior

O intuito é reforçar a ideia de que brincar é um direito de todas as crianças.

Uespi realiza programa de extensão “Biblioteca Móvel” em Campo Maior | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa de extensão “Biblioteca Móvel: levando a leitura a todos os lugares”, ocorreu no último sábado (27), na Praça Rui Barbosa, em Campo Maior. A ação desenvolvida pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI tem o intuito de reforçar a ideia de que brincar é um direito de todas as crianças.

A ação procura mostrar que atividades lúdicas melhoram o desenvolvimento em aspectos como a criatividade, educação, coordenação motora, bem-estar e a convivência social. Além disso, tem a finalidade de incentivar a leitura, junto às crianças que não têm acesso aos livros.

O intuito é reforçar a ideia de que brincar é um direito de todas as crianças./Divulgação

“Biblioteca Móvel: levando a leitura a todos os lugares” começou em setembro de 2019, estimulando a autonomia e o prazer no ato de ler. Há um ano, o programa realiza atividades livres nas praças da cidade e vem ganhando uma maior expansão e visibilidade, sendo divulgado nas mídias sociais ou através do @bibmovel_uespi.

Ana Gabriela Nunes, professora e coordenadora do programa, diz que as ações realizadas na cidade têm relevância e realça como são importantes para o desempenho dos alunos.  “Gostaria de acrescentar que ações extensionistas como essa, são de grande importância para a comunidade campomaiorense e para os nossos alunos, que têm a oportunidade de relacionar os conhecimentos teóricos com as atividades práticas, além de ampliar as habilidades sociais, necessárias na interação com o público que irão trabalhar futuramente”, destaca.

Para a aluna do 7º bloco de Pedagogia, Letícia Maria Nunes, não é diferente, ela  destaca a importância da valorização da data comemorativa e a satisfação em proporcionar ações como essas para as crianças da população. 

“A atividade realizada, em alusão ao Dia Internacional do Brincar, foi muito proveitosa e prazerosa. Valorizar essa data é importante e necessária, em especial, para as crianças, porque levamos alegria, diversão e brincadeiras. As crianças que chegavam na praça já ficavam animadas para saber o que tinham em cada espaço que organizamos, tivemos muitas opções de atividades, levamos livros, teve contação de história, brincadeiras, pintura no rostinho, música, dança e muita animação para as crianças. Os pais ficaram maravilhados e agradeceram pelo momento”, pontuou a aluna.

Uespi realiza programa de extensão “Biblioteca Móvel” em Campo Maior./Divulgação

As ações serão divididas em três níveis: formação inicial com os acadêmicos participantes, que são os discentes do campus inscritos no projeto, com leituras e discussões; e ações na comunidade, como em escolas e ainda atividades mensais nas praças da cidade de Campo Maior. Durante o evento são feitas contações de histórias, impulsionamento da leitura livre de obras do acervo e brincadeiras e jogos que estimulam a coordenação motora das crianças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES