Uespi recebe doação de 2 mil aparelhos de TV Box da Receita Federal

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, agradeceu pela doação e parceria da Receita Federal com a instituição de ensino

Uespi recebe doação de 2 mil aparelhos de TV Box da Receita Federal | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) recebeu da Receita Federal, nessa quinta-feira (18), a doação de 2 mil aparelhos de TV Box avaliados em R$ 360 mil.  O órgão federal foi representado pelo delegado André Luís durante a  entrega, que aconteceu na sala de reuniões da instituição de ensino. 

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, agradeceu pela doação e parceria da Receita Federal com a universidade. "A Receita Federal é uma grande parceira da Uespi e eu agradeço ao delegado André Luís por atender à solicitação dos nossos pesquisadores. Essa iniciativa não apenas fortalece os laços entre a Universidade e a Receita Federal, como também reforça o compromisso conjunto de contribuir para o desenvolvimento educacional e tecnológico em nosso estado”, pontuou. 

O professor José Vigno, do curso de Ciência da Computação do campus de Piripiri, explica que a principal ideia é descaracterizar os aparelhos doados e transformá-los em computadores. “Iremos transformar esses dispositivos com o objetivo de devolvê-los à sociedade, visando estabelecer laboratórios tanto na própria Uespi quanto em escolas públicas do estado”, pontua Vigno.

O professor Alcemir Santos, que também leciona no campus de Piripiri e é colaborador de José Vigno no projeto, diz que irá incluir a construção de software para automação de atividades, utilizando as TV Boxes descaracterizadas no processamento de informação. “Esses aparelhos deixarão de ser Tv Boxes e passarão a ser apenas um computador. Isso implica, por exemplo, na remoção do sistema operacional Android e na instalação do Linux. Além disso, é necessário lidar com as placas Wi-Fi, que não são homologadas pela Anatel”, esclarece.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES