UFDPar conclui processo de desmembramento da Universidade Federal do Piauí

O processo de desmembramento foi finalizado no último dia 12 de julho e anunciado nesta segunda-feira (24).

UFDPar se torna independente da estrutura da UFPI após reforma administrativa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) foi oficialmente desmembrada da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a reforma administrativa e extinção de tutela, tendo a UFDPar se tornado unidade pagadora própria. O processo de desmembramento foi finalizado no último dia 12 de julho e anunciado nesta segunda-feira (24), pela instituição do litoral do Piauí.

Segundo a UFDPar, agora a instituição passa a realizar a gestão do próprio banco de professor equivalente (BPEq) e do quadro de referência dos servidores técnicos administrativos da universidade, permitindo o recebimento dos cargos e códigos de vaga publicados pela Portaria nº 1.375, de 14 de julho de 2023, redistribuídos do Ministério da Educação (MEC).

"Os trabalhos para o processo de extinção de tutela e de realização da reforma administrativa junto ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos foram iniciados em 03 de julho, envolvendo a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFDPar e a Superintendência de Recursos Humanos da UFPI, com monitoramento diário, apoio e supervisão da equipe técnica do MGI, até a sua finalização", informou a instituição.

Mudanças e novo concurso

O Reitor Pro Tempore, João Paulo Sales Macedo, frisou que a reforma administrativa passou a ser uma das metas da sua gestão, tornando a UFDPar autônoma para gerir o seu quadro de servidores. “Esse foi um trabalho construído por muitas mãos para fazermos história, pois a partir de agora todo o nosso quadro de pessoal passa a ser oficialmente da UFDPar, inclusive os cargos e códigos de vaga redistribuídos do MEC, publicados no Diário Oficial da União no dia 14 de julho, para em seguida realizarmos o primeiro concurso público da nossa universidade”, comentou João Paulo.

Para o Reitor da UFDPar, as próximas ações da atual gestão, para consolidar a autonomia administrativa perante a UFPI, são tornar a UFDPAR ordenadora de despesas e realizar o inventário para a transferência dos bens e patrimônio. João Paulo também destacou que está em curso o processo de aquisição do sistema acadêmico próprio, o que estabelecerá a total autonomia administrativa e acadêmica da instituição tutora. 

Já o Reitor em exercício e vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, ressalta que mesmo com a separação concluída, as parcerias entre as duas instituições irão continuar. “Desde a criação da UFDPar, a UFPI tem contribuído de forma efetiva no treinamento e capacitação da equipe da UFDPar, que mesmo agora sendo efetivada a separação através da reforma, a parceria e o compromisso interinstitucional das duas universidades vai permanecer de forma solidária e responsável frente aos princípios da gestão pública. Mantemos o compromisso da Universidade Federal do Piauí nessa colaboração mesmo depois da reforma em qualquer apoio que a nova universidade precisar”, pontuou o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES