UFPI adota novas medidas diante de quadro da Covid-19 no Piauí

Nesta quarta-feira (26), o Comitê Gestor de Crise da Universidade Federal do Piauí realizou reunião para atualizar o Protocolo de Biossegurança da Instituição.

UFPI libera uso de máscara nas dependências da instituição, mas mantém algumas restrições | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O quadro da Covid-19 no Piauí, que tem apresentado estabilidade e baixo Índice de Transmissibilidade, fez com que a Universidade Federal do Piauí (UFPI) tomasse novas medidas quanto ao uso de máscaras nas dependências da instituição. 

Nesta quarta-feira (26), o Comitê Gestor de Crise da Universidade Federal do Piauí (CGC/UFPI) realizou reunião para atualizar o Protocolo de Biossegurança da Instituição e decidiu por tornar facultativo o uso de máscara, de acordo com as especificidades dos setores, e deliberou por manter a exigência da comprovação da vacinação atualizada para a comunidade acadêmica. A medida é válida para todos os campi da instituição.

Segundo a UFPI, o uso de máscara continua em unidades de saúde, como o Hospital Universitário (HU), veículos de transporte, laboratórios e, eventualmente, em locais em que a determinação parta do gestor, por meio de parecer informando a necessidade. Nos Restaurantes Universitários (RU), o uso de máscara não é mais exigido, inclusive, a instituição iniciou a remoção das placas de acrílico. 

Segundo o Vice-Reitor e Presidente do CGC, Viriato Campelo, a decisão é pautada no quadro epidemiológico e nas constantes discussões das organizações de saúde. “Nós preparamos também um plano de reavaliação e limpeza de todos os aparelhos de ar condicionado da Universidade, uma vez que essas enfermidades são transmitidas via aérea", informou.

Exigência de comprovação da vacinação

A UFPI informou que os alunos devem comprovar a vacinação para Covid-19 no ato da matrícula; já os servidores precisam apresentar o comprovante às chefias imediatas.

A instituição dispõe de posto de vacinação aberto para atender tanto a comunidade acadêmica quanto ao público externo, contudo, não está sendo disponibilizada a vacina contra a covid-19, por determinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) em que após aberto o lote ele precisa ser utilizado de forma contínua. “Tão logo isso seja resolvido, também vamos ofertar o imunizante da covid em nosso posto no CTT”, completou o vice-reitor. O posto fica localizado no Colégio Técnico de Teresina (CTT). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES