Urna funerária indígena de quase 300 anos é encontrada no interior do Piauí

O tesouro foi encontrado por pedreiros a cerca de um metro de profundidade durante a escavação.

Urna funerária | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pedreiros encontraram nessa segunda-feira (06), um grande tesouro arqueológico na zona rural do município de Miguel Alves, região Norte do Piauí. A raridade trata-se de uma urna funerária de origem Tupi, datada de aproximadamente 300 anos.

Dentro da urna, foram encontrados ossos, pedaços de metais, além de pinturas que serão estudados por pesquisadores e arqueólogos da Universidade Federal do Piauí.

O tesouro foi encontrado a cerca de um metro de profundidade durante a escavação para a construção de novos pilares de sustentação de uma casa na comunidade Designo, próximo ao Rio Parnaíba.

Conforme pesquisadores da UFPI, existem pelo menos cinco sítios arqueológicos em Tupi, na região metropolitana de Teresina. Mas, é raro o encontro de objetos intactos igual ao que foi encontrado.

Membros da Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior (AHMOCAMPI) estiveram no local acompanhando a análise do objeto. Os estudos devem acontecer em Miguel Alves após uma parceria com a Prefeitura da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES