Vacina em dia ajuda a reduzir casos graves de síndromes respiratórias

A Sesapi reforça a necessidade de a população comparecer aos postos de vacinação para buscar a imunização contra a Influenza e a Covid-19.

Vacina em dia ajuda a reduzir casos graves de síndromes respiratórias | Gilson Abreu/AEN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ter o esquema vacinal em dia ajuda a reduzir casos graves de síndromes respiratórias. De acordo com Ester Miranda, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), um dos motivos do aumento é a baixa procura por parte da população para dar continuidade ao seu calendário vacinal, seja com as vacinas contra a Covid-19 ou com os imunizantes contra a Influenza. 

A Sesapi reforça a necessidade de a população comparecer aos postos de vacinação para buscar a imunização contra a Influenza e a Covid-19. De acordo com dados da 15ª Semana Epidemiológica, o Piauí apresentou aumento da taxa de positividade para síndromes gripais e também um aumento de 45% nas internações por síndromes respiratórias agudas graves, principal agravante dessas doenças.

“Quando nós nos vacinamos produzimos moléculas protetoras contra as infecções e algumas dessas moléculas se mostram mais duradouras que outras, por isso precisamos que a população continue atualizando seu esquema vacinal, para evitar o surgimento de casos graves das doenças, dessa forma o estado conseguirá manter a redução de novos casos e internações devido a esses problemas de saúde”, destaca a gerente.

Para ter acesso aos imunizantes a população deve ficar atenta aos órgãos de saúde de seus municípios e a programação feita pelos mesmos, uma vez que a execução da imunização nas pessoas é de responsabilidade da gestão municipal, enquanto que o estado fica responsável por enviar as vacinas entregues pelo Ministério da Saúde.

“No mês de março o Piauí lançou o programa Saúde em Dia, que tem como um dos pilares atualizar a caderneta de vacina dos piauienses, por isso, pedimos a colaboração do nosso povo, para que possam procurar os postos de saúde e tomar os imunizantes necessários para a sua proteção, com por exemplo, o reforço com a vacina bivalente para a proteção contra a Covid-19”, lembra Ester Miranda.

Até o momento, a Sesapi já distribuiu mais de 320 mil doses de vacina contra a Influenza e 339.138 doses dos imunizantes bivalentes contra a Covid-19. A Sesapi aguarda o envio de mais doses dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES