Vacinação contra a raiva nas zonas Sul e Sudeste de Teresina acontece sábado (9)

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida

Vacinação contra a raiva nas zonas Sul e Sudeste de Teresina acontece sábado (9) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acontece no próximo sábado (9) mais uma etapa da Campanha Municipal de vacinação contra a raiva, contemplando os bairros das zonas Sul e Sudeste. A abertura acontece às 8h da manhã no posto que fica em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cristo Rei, e segue até as 17h. 

Serão 135 postos espalhados por todos os bairros destas zonas. “Pedimos que todos levem seus cães e gatos, pois assim vocês protegem não apenas os animais como também se protegem”, convida Élcio Leite, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ele orienta ainda que a idade mínima para receber a vacina é quatro meses, tanto para caninos quanto para felinos. 

RELAÇÃO DE POSTOS DA ZONA SUL E SUDESTE

No último sábado (2) aconteceu a primeira etapa, nas zonas Norte e Leste. Um total de 65.547 animais foram imunizados neste dia, totalizando 75,73 % de cobertura vacinal. Destes, foram vacinados 19.547 gatos e 46 mil cães, que correspondem a 77,28% e 75,08% da meta para cada espécie, respectivamente.

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida. “É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva”, alerta Élcio Leite. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como saguis, furões, raposas, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES