Vai chover? Veja como fica a previsão do tempo nesta semana no Piauí

O estado deve acumular até 200 milímetros de chuva dentre 18 e 25 de março.

Vai chover? Veja como fica a previsão do tempo nesta semana no Piauí | Mauro César Costa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí deve enfrentar uma semana chuvosa e temperaturas amenas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O estado deve acumular até 200 milímetros dentre 18 e 25 de março. 

☔O QUE ACONTECEU: O Sudeste, Sudoeste e Centro Norte do estado estão em alerta amarelo, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Nas regiões Norte e Centro Norte do estado, a previsão é de chuva mais intensa, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos (60-100 km/h) e maior risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ambos os alertas valem até as 10h de terça-feira.

🚿MUITA ÁGUA: Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), prevê a extensão desses alertas e chuvas que podem acumular até 200 milímetros entre 18 e 25 de março. "Essas chuvas serão concentradas no Norte do estado e municípios da porção Centro-Norte, incluindo a capital Teresina. Também são esperados eventos de chuva que podem acumular até 50 milímetros em 24 horas", explicou a climatologista.

É importante ressaltar que os modelos de previsão indicam possíveis temperaturas acima da média, com dias de sol entre nuvens e temperaturas podendo chegar até 34 graus. Isso é válido para todas as mesorregiões. 

🌦️O QUE TEM PROVOCADO AS CHUVAS FORTES: Os sistemas meteorológicos que estão influenciando essas condições mais expressivas na porção Centro-Norte e Norte são a Zona de Convergência Intertropical, que está oscilando para o Sul desde o início de março, trazendo chuvas, e um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que se formou na região Sudeste e está empurrando para essa região, trazendo mais nuvens para a porção Centro-Norte e Norte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES