Valença do Piauí lidera ranking nacional de volume de chuvas; veja a lista

O Inmet apurou os volumes até às 8h de hoje, com exceção de Ilhéus, na Bahia, que foi até às 3h.

Cidade piauiense registra o maior volume de chuva do Brasil. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a lista das cidades com os maiores volumes de chuva em todo o Brasil. Dentre elas, Valença do Piauí, localizada a 220km  de Teresina, se destaca em primeiro lugar, com 87,4mm. O registro foi feito durante as últimas 24h. 

O Inmet apurou os volumes até às 8h de hoje, com exceção de Ilhéus, na Bahia, que foi até às 3h.  No ranking ainda aparece uma cidade de Mato Grosso, duas de Minas Gerais e duas da Bahia. A cidade piauiense faz parte dos 170 municípios que estão sob alerta de perigo de chuvas intensas. 

DOIS ALERTAS DE CHUVAS INTENSAS

Ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, além das chuvas, fazem parte do aviso laranja (perigo), que foi emitido nesta quarta-feira (20) e finaliza nesta sexta-feira (22). As regiões sudeste, sudoeste e centro-norte piauiense serão afetadas. 

Alertas de chuvas intensas./Foto: Reprodução INMET

Para estas áreas, a chuva  irá variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).  Já o outro alerta, de perigo potencial de chuvas intensas, que é válido até às 10h do dia 21 de dezembro, 64 cidades do centro-norte e norte do Piauí, serão afetados com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h.

CONFIRA OS MAIORES VOLUMES: 

  • 🌧️ Valença do Piauí (PI): 87,4 mm
  • 🌧️ Querência (MT): 80,4 mm
  • 🌧️ Itaobim (MG): 76,4 mm
  • 🌧️ Almenara (MG): 75,2 mm
  • 🌧️ Ilhéus (BA): 73,6 mm*
  • 🌧️ Delfino (BA): 67,8 mm

*Dado computado até as 3h (hora de Brasília).

Nordeste terá chuvas volumosas de amanhã até sexta-feira, alerta Inmet

A partir desta terça-feira (19) até a sexta-feira (22) chuvas volumosas podem atingir praticamente toda a Região Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo boletim do órgão, as áreas de instabilidade com chuva intensa atingirão especialmente o sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e o Piauí.

A ocorrência das chuvas está ligada à circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia. Além desses sistemas, o aumento da umidade na região está ligada a oscilação de Madden-Jullian, fenômeno de variabilidade intrasazonal, que gera chuvas acima do normal.

CONFIRA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA:

/noticias/nordeste-tera-chuvas-volumosas-de-amanha-ate-sexta-feira-alerta-inmet-487150 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES