Veículos já podem ser vendidos e transferidos 100% on-line no Piauí

A venda digital de veículos não requer reconhecimento de firma em cartório

Veículos já podem ser vendidos e transferidos 100% on-line no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) implementou recentemente a oferta de serviços digitais para a venda e transferência de veículos. Essa iniciativa tem como objetivo simplificar a vida dos proprietários de veículos, permitindo que realizem essas operações de maneira totalmente online, utilizando seus dispositivos móveis com acesso à internet.

Segundo Luana Barradas, diretora-geral do Detran-PI, essa nova modalidade de atendimento começou a ser disponibilizada nesta semana. A medida é uma alternativa prática e segura, eliminando a necessidade de enfrentar longas filas ou deslocar-se até as unidades físicas do Detran. Essa iniciativa foi possível após a assinatura de termos em parceria com o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do Governo Federal.

“A iniciativa do Detran representa um importante avanço na modernização dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. Com a adoção de soluções tecnológicas, é possível oferecer serviços mais ágeis e eficientes, reduzindo custos e aumentando a satisfação dos usuários”, destaca Luana Barradas.

A transação digital de veículos dispensa a necessidade de reconhecimento de firma em cartório, uma vez que a Carteira Digital de Trânsito realiza a validação da identidade tanto do comprador quanto do vendedor por meio de biometria. Contudo, para concluir a transferência de propriedade, é essencial comparecer pessoalmente ao Detran, pois a legislação de trânsito estipula a realização da vistoria como requisito obrigatório.

Como utilizar o serviço?

1- Para realizar a venda digital de veículos, é necessário instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e criar uma conta gov.br de pessoa física no nível ouro (que possua RG Digital).

2- O vendedor deve selecionar o modelo a ser vendido e preencher os dados da venda e do comprador, além de confirmar a indicação de venda. O comprador deve assinar a intenção de venda e, então, o vendedor também assina o documento.

3- Após a assinatura, o vendedor não terá mais acesso ao CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular Eletrônico). Por fim, o comprador deve concluir a transferência do veículo, com a taxa de vistoria paga, em qualquer posto ou ciretran do Detran-PI.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES