Vencedores do Prêmio Piauí de Inclusão Social serão anunciados hoje no CCT

A solenidade será apresentada pela jornalista e apresentadora Maia Veloso e contará com a presença de autoridades municipais e estaduais, assim como representantes das entidades envolvidas

Vencedores do Prêmio Piauí de Inclusão Social serão anunciados hoje no CCT | David Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 18ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social será realizada hoje, quinta-feira (22), em um grande evento, onde serão homenageadas e premiadas iniciativas que contribuem para a construção de uma sociedade melhor. A cerimônia acontece às 20h no Teatro G3 Telecom, localizado no Centro de Convenções de Teresina (CCT).

A solenidade será apresentada pela jornalista e apresentadora Maia Veloso e contará com a presença de autoridades municipais e estaduais, assim como representantes das entidades envolvidas. A transmissão será realizada pela TV Meio Norte.

Vencedores do Prêmio Piauí de Inclusão Social serão anunciados hoje no CCT (Foto: Raissa Morais)

As instituições que atuam como juradas no Prêmio Piauí de Inclusão Social são a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Conforme a organização da premiação, 22 projetos de iniciativas públicas e privadas participam nas categorias Organização Não Governamental (7 projetos), Organização Governamental (6 projetos), Empresas (2 projetos), Associação (5 projetos) e Ação Individual (2 projetos).

Segundo o diretor de jornalismo da Rede Meio Norte, Marcos Monturil, a produção e exibição já é uma tradição da emissora, onde são apresentadas iniciativas individuais ou coletivas, públicas ou privadas, que gerem ações sociais de inclusão social. Ele ainda explica como foi realizado a divulgação das matérias para o público.

“Sempre fazemos um programa especial de transmissão para fazer a premiação. A cerimônia da edição 2023 acontece hoje, às 20 horas da noite, no Centro de Convenções. Nós estamos convidando todos aqueles que participaram, independente de quem ganhe ou não”, pontua o diretor de jornalismo.

Confira as entidades que concorrem aos prêmios em suas respectivas categorias.

Categoria ONG

Fundação Viver com Dignidade

A Fundação Viver com Dignidade realiza um amplo trabalho de atendimento a diversos segmentos da sociedade. Um de seus braços de atuação é o Grupo de Idosos Santa Luzia, que se reúne no Centro Paroquial da Igreja de Santa Luzia, no bairro Promorar, zona Sul de Teresina. O grupo promove encontros para conversas, troca de experiências e atividades físicas. Segundo Maricildes da Silva, presidenta da instituição, o objetivo principal é fortalecer os vínculos entre idosos, comunidade e família.

Projeto Hospital São Carlos Borromeo

O Hospital São Carlos Borromeo é o único de médio porte na região da Grande Pedra Mole. O acolhimento oferecido pelos profissionais de saúde provam que o amor também pode ser um caminho para a cura. Além do tratamento médico, o hospital oferece um atendimento humanizado, que busca não apenas cuidar da pessoa doente, mas também envolver a família e a comunidade no processo de recuperação.

Rotary Club de Teresina Morada do Sol

O Rotary Club de Teresina Morada do Sol, em parceria com a Congregação das Servas de Maria Rainha dos Corações da Grande Santa Maria da Codipi, desenvolve o projeto Fábrica de Sandálias Solpé. A iniciativa foi criada para empregar pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco nas jovens mulheres. A fábrica foi criada a partir do trabalho voluntário realizado pelo Rotary Club, visando a formação, qualificação e inclusão social dessas pessoas, proporcionando geração de renda e independência financeira.

Instituto Rizo Movement

Localizado no bairro Gurupi, na zona Sudeste de Teresina, o Instituto Rizo Movement é uma entidade filantrópica que está transforma vidas por meio da construção de oportunidades inclusivas e terapêuticas para pessoas com paralisia cerebral. O projeto foi fundado pela médica Clara Linda Alencar, que, há quase oito anos, decidiu formar um grupo de apoio às mães de crianças com paralisia. Após identificar as dificuldades de acesso ao tratamento adequado, a médica propôs a criação de um núcleo para disseminar informações sobre a paralisia e facilitar o acesso aos procedimentos que auxiliam no desenvolvimento dos pacientes.

Escola Espírita Professora Anália Franco

A Escola Espírita Professora Anália Franco é dedicada à promoção de valores humanos e à transformação da vida de crianças em situação de vulnerabilidade social na comunidade Estaca Zero/Lagoinha, localizada na zona rural de Teresina. Ao longo de seus 25 anos de existência, a instituição se empenha em fornecer educação de qualidade para alunos de 3 a 5 anos de idade. O empresário Raimundo Nonato da Silva, com recursos próprios, fundou a instituição como uma ferramenta de transformação social em uma área esquecida da capital piauiense, buscando amenizar a pobreza e investir no futuro das crianças por meio da educação.

Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina (APADA)

Atuando há mais 30 anos, a APADA realiza um trabalho social abrangente que vai desde o atendimento médico até o apoio educacional. A associação conta com o auxílio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, e do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O compromisso da entidade é proporcionar suporte e inclusão para deficientes auditivos, contribuindo para sua saúde e educação.

Hardware for Good - COMRADIO

O Hardware for Good, coordenado no Piauí pela ONG Comradio do Brasil, por meio do projeto Mulheres de Visão, com o apoio da Fundação Dorina Nowill para Cegos, tem fornecido smartphones acessíveis e com acesso à internet para pessoas com deficiência visual. A ação busca promover a inclusão social e digital às pessoas com deficiência visual por meio de ferramentas que ampliam suas possibilidades de comunicação e acesso à informação.

Categoria empresa

Academia Cisco

Na categoria Empresas, um dos projetos finalistas é a Academia Cisco do Piauí Conectado, uma parceria público-privada de conectividade do Governo do Estado do Piauí. A academia oferece cursos gratuitos na área da tecnologia, beneficiando mais de 8 mil pessoas desde 2019. O objetivo é promover a inclusão social por meio da inclusão digital, proporcionando conhecimentos que vão desde a introdução ao mundo digital até cursos avançados de programação.

Programa E+ Energia

Outro projeto finalista na categoria Empresas é o Programa E+ Energia, desenvolvido pela Equatorial Piauí. Esse programa busca contribuir para o desenvolvimento social ao promover a instalação de placas solares, troca de eletrodomésticos e lâmpadas ineficientes em instituições beneficentes do Piauí. O projeto busca reduzir o valor da conta de energia dessas instituições, permitindo que esses recursos sejam direcionados para outras despesas, proporcionando mais conforto e oportunidades para os assistidos.

Categoria Governamental

Banda Escola Maria Yêda Caddah

Na categoria Governamental, um dos projetos finalistas é a Banda Escola Maria Yêda Caddah, um projeto musical executado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Essa banda utiliza a música como uma ferramenta de resgate e ressignificação da vida de 40 estudantes. Com uma formação básica de sopros, percussões e instrumentos elétricos, o grupo une o tradicionalismo erudito ao inovador, com arranjos de músicas modernas.

Centro de Valorização da População em Situação de Rua

O Centro de Valorização da População em Situação de Rua, inaugurado em 2021, tem como objetivo reunir em um único espaço os serviços oferecidos à população em situação de rua. A entidade oferece abrigo, alimentação, assistência médica e psicológica, encaminhamento para programas de capacitação profissional e busca ativa para reintegração familiar.

Mente Cidadã

O projeto Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade e Saúde Mental, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, tem como objetivo principal oferecer uma orientação jurídica mais abrangente sobre os direitos das pessoas com transtorno mental, ao mesmo tempo em que busca sensibilizar a Defensoria Pública para o seu papel na promoção de ações de transformação social. Proposto pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, ele busca ir além da orientação jurídica, estabelecendo parcerias com outros órgãos do estado e do município para fornecer serviços que garantam a cidadania das pessoas com transtorno mental.

Agrofloresta

No contexto de ressocialização dos internos da Penitenciária Regional Irmão Guido em Teresina, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) implementou o projeto Agrofloresta, que promove a produção de alimentos orgânicos e saudáveis e utiliza insumos sustentáveis para a preparação do solo.

A ação envolve internos voluntários, que recebem aulas teóricas e práticas sobre técnicas de agricultura e jardinagem, tanto dentro quanto fora do estabelecimento penitenciário. Dentro da prisão, eles têm acesso a uma sala de aula equipada, onde aprendem sobre a produção de alimentos orgânicos. Além disso, fora dos muros da prisão, eles trabalham em uma área revitalizada de dois mil e quatrocentos metros quadrados, antes destinada ao acúmulo de lixo e esgoto.

Casa de Passagem

Os indígenas da etnia Warao, que migraram para o Brasil, enfrentam carências na assistência social. No entanto, iniciativas como a Casa de Passagem de Teresina, localizada no antigo prédio da Unidade Escolar Anita Gayoso, no bairro Memorare, zona Norte de Teresina, estão fazendo a diferença em suas vidas. Atualmente, a Casa de Passagem abriga 25 refugiados e migrantes indígenas da Venezuela e é parte do Programa de Atendimento ao Migrante, pertencente à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

A iniciativa, idealizada pela superintendente da Sasc, Janaína Mapurunga, recebe recursos financeiros tanto da prefeitura de Teresina quanto do governo do Piauí. O projeto oferece hospedagem temporária de até 19 meses para as famílias indígenas, com o objetivo de fornecer assistência social e acolhimento adequado.

Passe Livre Enem

O Passe Livre Enem é um dos benefícios oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para garantir que os alunos possam prestar o vestibular e ingressar no ensino superior. O item permite que os estudantes da rede pública estadual tenham acesso a passagens gratuitas para se deslocarem até o local de aplicação das provas do Enem.

Categoria associação

Projeto Superação

O Projeto Superação, executado pela Associação de Judô Expedito Falcão, tem por objetivo levar às escolas municipais de Teresina os benefícios sociais adquiridos com a prática esportiva. Por meio da parceria, a Prefeitura custeará a estrutura e organização dos treinos, enquanto a equipe do treinador Expedito Falcão é responsável pela execução das atividades.

Ocupação Cultura - Biblioteca, Arte e Cultura

O projeto Ocupação Cultura - Biblioteca, Arte e Cultura, uma iniciativa do Movimento Mais Amor, nasceu com o objetivo de levar arte e fantasia para as crianças de Teresina, sobretudo aquelas que possuem maior dificuldade de acesso a bens culturais. O projeto atuou durante quatro meses na Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho.

A biblioteca, localizada em frente à Praça do Fripisa, recebeu cerca de 600 crianças, que foram contempladas diretamente com o projeto. Oficinas de contação de histórias, aulas de dança e de grafite, que renderam, inclusive, uma pintura nos fundos do prédio público, fizeram parte da programação.

A associação Movimento Mais Amor atendeu na biblioteca crianças de APAEs, crianças com hidrocefalia e microcefalia, crianças com deficiência auditiva e visual, crianças de orfanatos, crianças da rede pública de ensino e também de escolas privadas. O projeto foi financiado através do edital Afrânio Castelo Branco pela Lei Aldir Blanc, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult). 

Mimbó artesanato

Localizado no Quilombo Mimbó, na zona rural de Amarante, Piauí, o Mimbó Artesanato é um projeto composto por 13 mulheres que usam retalhos de tecido para produzir jogos de mesa, aventais, ecobags e nécessaires inspirados na cultura do quilombo.

O projeto foi idealizado em 2021 com o apoio da empresária Cláudia Claudino, responsável por doar os retalhos, e da artista plástica Kalina Rameiro, que orienta na produção e comercialização dos produtos. As mulheres do quilombo Mimbó, que existe há mais de 200 anos, encontraram no artesanato uma forma de emancipação e empreendedorismo, retratando a cultura local e garantindo uma renda digna para suas famílias.

Em março deste ano, a iniciativa do Mimbó Artesanato foi compartilhada durante o Fórum de Inclusão Socioeconômica, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília. Na ocasião, as mulheres foram oficialmente reconhecidas como artesãs.

 Emaús Trapeiros

O Emaús Trapeiros, com sede no loteamento Sol Nascente, na zona Leste de Teresina, trabalha com a recuperação de objetos usados e com reciclagem. O projeto mantém cerca de 18 famílias que dependem do local para o sustento das famílias.

Papel, papelão, plásticos e outros materiais são coletados, separados e vendidos para empresas especializadas em reciclagem.

Associação Amigos da Dona Gal

A Escola de Música Dona Gal, mantida pela Associação Amigos da Dona Gal através de doações e editais de cultura, é uma instituição que atende cerca de 600 alunos  no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina. A ideia do projeto é evitar a ociosidade infantojuvenil, prevenindo riscos da vulnerabilidade social da região. 

A musicalidade serve como o alicerce para um projeto de transformação social e oferece cursos de educação musical a crianças e a adolescentes das comunidades da grande Teresina, com aulas de coral, violino, saxofone e várias modalidades. Além disso, pessoas de todas as idades têm aula de ginástica localizada e capoeira. 

Ação individual

Instituto Arte na Praça

O Instituto Arte na Praça ensina a comunidade sobre o verdadeiro significado da palavra empatia. A educadora Roze Magalhães é a idealizadora do projeto, que atende 68 estudantes que são beneficiados com aulas de arte e música. O espaço, alugado com o salário da professora, é mantido com muito esforço.No bairro Renascença II, zona Sudeste de Teresina, ela criou um refúgio para a juventude, onde um grupo de trabalho voluntário transforma vidas. 

Lá acontecem oficinas de pinturas em telas, crochê e música, onde o violino e a flauta doce produzem doces melodias para os ouvidos. Além disso, muitos projetos futuros, com a inserção da dança e do teatro. A iniciativa se mantém com ex-alunos e amigos de Roze Magalhães, que ajudam a sustentar o projeto. Eles também recolhem lixo na rua e transformam em arte.

 Resgate com Amor 

Fundado pelo ator e recreador Maycon, o projeto Resgate com Amor busca valorizar a música e as manifestações artísticas voltadas para crianças. Nas escolas públicas de Teresina, o recreador reúne educadores e alunos na brincadeira que consiste em cantar, dançar e celebrar a infância.

Através da arte, Maycon Josan envolve aspectos morais e utiliza exercícios dinâmicos que exigem comunicação e criatividade dos pequenos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES