VÍDEO! Chuva forte alaga ruas e causa estragos em diversas zonas de Teresina

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Teresina registrou um acumulado de 132 milímetros (mm) de chuva

Chuva forte causa estragos e alaga ruas em diversas zonas de Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite deste domingo (18), Teresina foi atingida por uma intensa chuva, resultando em alagamentos em diversos pontos da capital. Carros e motocicletas foram arrastados pela correnteza. Além disso, um semáforo de trânsito foi derrubado e os serviços da central de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram temporariamente interrompidos.

Veículo é arrastado pela corretenza e motoboy fica ilhado (Foto: Reprodução)

Vídeos registrados por moradores do bairro Satélite, situado na zona Leste de Teresina, mostram ruas alagadas e com correntezas intensas. Em uma das gravações, um homem tenta ajudar um entregador de delivery, que procura um local elevado na calçada de uma residência para se proteger da força da água.

No bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, a intensa chuva resultou na queda de um semáforo de trânsito conectado à rede elétrica, no cruzamento das avenidas Freitas Neto e Engenheiro Noronha. Conforme o relato de moradores, que registraram imagens do equipamento caído no chão, até a noite deste domingo (18), a fiação do equipamento ainda estava energizada. 

O telefone de contato do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, 192,  ficou temporariamente fora do ar devido aos danos causados pela forte chuva. A Fundação Municipal de Saúde informou que a tempestade causou danos na rede, impossibilitando a operacionalização do serviço.

Segundo a Climatologista Sara Cardoso, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Teresina registrou um acumulado de 132 milímetros (mm) de chuva. O volume de água superou o esperado que era de 100mm.

“O quantitativo das chuvas de ontem já eram esperados, nós lançamos uma nota no dia 16, onde a mesa apresentava essa possibilidade de ocorrência de chuva que superasse a casa dos 100mm, já acumulada em 24 horas. Esse quantitativo se consolidou na noite do domingo e na madrugada de segunda-feira. E aí, para esse recorte que vai de 19 até 26 nós temos a possibilidade de chuvas com as mesmas configurações”, informou

Chuvas em Teresina chegam a 132mm (Divulgação SEMARH)

Um alerta emitido na última quinta-feira (15), pela Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), informa que o Piauí poderá receber chuvas intensas, até, pelo menos, esta terça-feira (20).

A Semarh também alertou para potenciais riscos, como quedas de energia, galhos de árvores e alagamentos, instruindo medidas de segurança, como evitar abrigar-se sob árvores e estacionar próximos a estruturas vulneráveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES