Vizinho é preso por estuprar criança dentro de condomínio em Teresina

Ao questionar o acusado sobre o crime, o pai da vítima sofreu um princípio de infarto

O crime aconteceu no playground do condomínio. | Reprodução Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), realizou na manhã desta quarta-feira (7), o cumprimento do mandado de prisão preventiva, de um homem acusado de abusar sexualmente de uma criança de 6 anos de idade. De acordo com informações, o crime ocorreu em outubro de 2022, quando a criança estava brincando em um playground em um condomínio, localizado na zona Leste de Teresina. Segundo a polícia, um homem chegou e levou a vítima para outro ambiente para cometer o estupro. 

A família denunciou o fato, após o pai da vítima ter conhecimento do crime. O pai da criança sofreu um princípio de infarto ao questionar o acusado, que negou o abuso. "Após a denúncia em outubro de 2022, iniciamos as investigações, finalizamos o inquérito e representamos pela prisão preventiva. Só que o acusado estava em local incerto e não sabido. Depois de informações, descobrimos o novo endereço e efetuamos a prisão”, afirmou a Delegada Lucivania Vidal.

 VIOLÊNCIA OU ABUSO SEXUAL

A violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Quando tipificado como abuso sexual tem pena de 6 a 10 anos de prisão. Caso a conduta resulte em lesão corporal de natureza grave, a pena varia de 8 a 12 anos. Desde 2014, esse tipo de crime se tornou hediondo e inafiançável. Existem vários sinais de que uma criança ou adolescente pode estar sofrendo alguma violência ou abuso sexual. 

Se de uma hora pra outra, a criança que ia bem na escola passa a tirar notas baixas. Ou deixa de brincar com os amigos e fica mais introspectiva. Se é pequena, pode voltar a usar fraldas ou demonstrar pavor quando chega perto de algum parente. Em todos esses casos e em outros semelhantes, é preciso atenção. Muitos destes poderiam ter sido evitados se denunciados, mas ficam escondidos dentro dos lares, por isso, a denúncia é fundamental.  

O abuso sexual infantil é frequentemente praticado por familiares ou pessoas próximas à criança ou adolescente, envolvendo uma série de práticas sexuais que podem ocorrer com ou sem contato físico. É uma situação que provoca sentimentos de medo, vergonha e, às vezes, culpa na vítima, o que, juntamente com fatores como vulnerabilidade social e econômica, faz com que muitos casos de abuso permaneçam ocultos e não sejam revelados.

Além de responsabilizar os agressores, especialistas destacam que a prevenção do abuso sexual infantil é uma das formas mais eficazes de lidar com o problema. É responsabilidade da família e da escola discutir questões relacionadas a gênero e sexualidade, utilizando uma linguagem adequada e didática para cada faixa etária. Desde cedo, é importante conversar com as crianças sobre o corpo e suas partes íntimas, explicando a diferença entre afeto saudável e abuso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES