W. Dias e Rafael Fonteles visitam obras e projetos na região norte do Piauí

Serão visitadas obras e projetos de iniciativa do governo estadual, além de ser feito o anúncio da retomada de diversos programas do Governo Federal

W. Dias e Rafael Fonteles visitam obras e projetos na região norte do Piauí | Foto: Alécio Rodrigues
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

vfO Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), acompanhado do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), cumpre agenda conjunta nesta sexta-feira (12), nos municípios de Piripiri e Lagoa do São Francisco. 

Na ocasião, serão visitadas obras e projetos de iniciativa do governo estadual, além de ser feito o anúncio da retomada de diversos programas do Governo Federal no estado.

A recepção ficou por conta da prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, que também recebeu diversos parlamentares estaduais e federais. O senador Marcelo Castro (MDB) também participa da agenda.

O primeiro ato institucional foi uma visita ao inovador programa de Telemedicina no município de Piripiri, onde além de um Centro de Especialidades, foi instalada ainda a Sala Indígena de Telemedicina.

Dielson Menezes, técnico administrativo responsável pela execução dos exames da plataforma Saúde Digital do programa, explica qual a importância da inovação e os impactos para a população, que consegue sair do atendimento já com laudo e imagem do exame realizado no Centro.

Dielson Menezes | Foto: Alecio Rodrigues"A gente utiliza essa ferramenta que é o Tótem, que é onde a gente consegue estar acessando a plataforma do portal da telemedicina. É uma plataforma onde todos os exames de imagem e o elétrico sobem automaticamente para esta plataforma. Aqui a gente pode acompanhar as pendências que são exames que, às vezes, a gente tem que completar com algum dado clínico que o paciente não informou na hora", afirmou.

O ministro Wellington Dias classificou o Centro de Telemedicina como uma revolução e destacou a integração entre o MDS e o Ministério da Saúde para o sucesso do programa.

Ministro Wellington Dias | Foto: Alecio Rodrigues"O grande problema hoje é a parte dos exames. A pessoa vai ao médico, o médico pede o exame, e ele não tem onde fazer. Às vezes, tem que se deslocar quilômetros para poder fazer. E aqui, na proximidade, é possível ter um eletrocardiograma, ter uma tomografia, ter um rauchismo. Ou seja, diversos exames. Resultado, o Piripiri, que tinha uma fila grande, é um município brasileiro que a gente tem considerado sem fila. Aqui eu vi que a gente teve hoje já 62 atendimentos, quando eu estava ali, de exames, e ali já sendo feito o laudo, no caso basta de 15 minutos. Então isso é uma revolução", afirmou.

Para o governador Rafael Fonteles, o programa em Piripiri é apenas o início de um modelo bem sucedido. Segundo ele, a expansão para demais cidades polos do Piauí já está em processo de instalação e deve acontecer nos próximos meses.

Governador Rafael Fonteles | Foto: Alecio Rodrigues"É com essa integração entre município, estado, governo federal, através de um sistema moderno, inteligente e tecnológico que a gente está conseguindo levar à população de qualquer comunidade, de qualquer município, a ter acesso a profissionais da saúde e a exames de forma muito mais facilitada e ágil", afirmou.

Na cidade, as obras de restauração da BR-222, que liga Piripiri a São João da Fronteira também foram visitadas.

Em seguida, a comitiva se deslocou para a Comunidade Indígena Nazaré, em Lagoa de São Francisco. Lá, a visita foi realizada no Museu Indígena Anízia Maria dos Povos Tabajara, Tapuio e Itamaraty.

Visita à Comunidade Indígena Nazaré | Foto: Alecio Rodrigues

Na comunidade, foi anunciada a retomada do programa de cisternas. O ministro Wellington Dias destacou a importância do programa e anunciou a construção de 6 mil cisternas, em um investimento de cerca de R$ 6 milhões.

"Após o período da chuva, pode usar a água para o consumo e inclusive produzir uma horta, criação de galinhas, tudo isso com a chegada do cisternão, e aqui terá a produção da pimenta malagueta tabajara". 

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também foi implementado na comunidade. Sobre o projeto, Wellington informou que são alimentos comprados para movimentar a agricultura familiar. "É isso que quer o presidente Lula. Porque movimenta a economia e auxilia as pessoas que precisam".

Em parceria com o Banco do Nordeste, o Ministério do Desenvolvimento Social firmou 25 contratos com empreendedores do Cadastro Único. Cada contrato tem, em média, o valor de R$10 mil reais, totalizando 250 mil reais.

No evento, foi realizada a entrega simbólica de 5 contratos para representar os demais.

PAA Indígena 

Durante a solenidade, também foi anunciada a entrega de 729 kg de alimentos, equivalente  17 mil reais. A comunidade fará a distribuição dos alimentos para beneficiar 150 famílias. O projeto Mudas e Sementes visa atender os agricultores do Piauí com o objetivo de aumentar a produtividade reduzindo os custos. Essa distribuição abrange os 12 territórios do Piauí. Um investimento total de mais de 6 milhões de reais.

Entrega de alimentos | Foto: Alecio Rodrigues

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES