12% experimentaram drogas em THE

Apontada como mal do século XXI, a droga se infiltrou na sociedade de Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apontada como mal do s?culo XXI, a droga se infiltrou na sociedade teresinense de tal forma que 12,94% da popula??o da cidade j? admite que usou algum tipo de entorpecente. ? o que mostra pesquisa do Instituto Piauiense de Opini?o P?blica (Ipop) feita em parceria com o Sistema Integrado de Comunica??o Meio Norte. A pesquisa Ipop-Meio Norte foi realizada com 394 pessoas em 106 bairros da capital, entre 7 e 11 de junho deste ano.

Entre os homens, o uso de drogas ? ainda maior. 20,56% revelam ter experimentado o produto, seja ele maconha, coca?na, merla ou crack, entre outras vers?es. Apenas 6,54% das mulheres assumem j? ter se drogado. As pessoas entre 25 e 34 anos s?o os maiores usu?rios, com 17,35%, seguidas do grupo de adolescentes de 16 e 17 anos, com 16,67%.

Na compara??o por grau de instru??o, o contato com drogas vai crescendo ? medida que diminui o n?vel de forma??o. Assim, 20,83% dos analfabetos provaram e somente 8,70% dos graduados disseram ter consumido.

O Ipop-Meio Norte tamb?mquis saber dos teresinenses qual a droga que mais traz problema para o usu?rio.O crack ? a mais perigosa, com 24,11%

das opini?es. A coca?na det?m a vice-lideran?a nesse ranking macabro, com 20,81%. O item ?Todas? teve 20,30%, seguido da maconha (13,96%).

Na lanterninha est? a merla, na verdadeumpoderoso entorpecente feito de restos de coca?na. O levantamento mostra que o cigarro est? caindo em desgra?a na capital. Apesar de aceito socialmente, 7,11% de homens e mulheres indicaram o fumo como a droga mais letal. A exce??o fica para os jovens. Ningu?m apontou o cigarro como o mais perigoso entre os teens com 16 e 17 anos.

Para o delegado especializado no combate ?s drogas em Teresina, Jo?o Jos? Pereira Filho, o JJ, todas as drogas s?o perigosas, mas o crack ? mesmo a mais perversa. ?? a que mais provoca ?bito. Segundo pesquisas,

em dois anos o viciado morre. Trata-se de um subproduto da coca?na?, explica. No Rio de Janeiro, os traficantes deixaram de investir em crack porque o consumidor ?dura pouco tempo?. J? na capital piauiense, ? poss?vel comprar uma pedra de crack por R$ 10. ?Um quilo do produto custa at? R$ 50 mil e produz riqueza imediata para quem trafica?, diz o delegado.

Ele conta que, nos primeiros seis meses deste ano, o crack superou percentualmente as demais drogas apreendidas na cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES