174 veículos são roubados ao mês em Teresina, diz Polinter

De acordo com a Polinter, cerca de 80% desses veículos roubados são motocicletas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia tem intensificado seus trabalhos para coibir o roubo e furto de veículos em Teresina, nos últimos meses. Na capital, uma média de 174 veículos, entre carros e motocicletas, são roubados ou furtados, por mês, o que corresponde a quase cinco veículos por dia. As motocicletas são os alvos preferidos dos assaltantes, correspondendo a cerca de 80% dos furtos e roubos a veículos praticados na capital.

O delegado titular da Polinter, Guilherme Fortes, explica que a motocicleta se torna mais visada pelos assaltantes pelo fato de ser mais facilmente escondida após o roubo e vendida posteriormente.

?A moto é um veículo menor, é mais fácil de transportar, de guardar e vender, por ser mais barata e as pessoas que compram são menos exigentes do que quem compra carros?, afirmou.

Ele acrescentou ainda é que as pessoas que compram esses veículos precisam ter cuidados para não incorrerem no crime de receptação de veículo roubado.

De janeiro a maio deste ano foram roubados em Teresina 494 veículos e furtados 204, entre carros e motocicletas.

Desse total, foram recuperados 437 veículos, sendo 311 motos e 126 carros, o que corresponde ao percentual de 62% de recuperação dos veículos.

?Claro que o ideal seria 100% de recuperação ou até mesmo que eles nem fossem roubados ou furtados, mas para a nossa atual realidade, eu diria que esse número de 62% é ótimo. Mas continuamos trabalhando para melhorar ainda mais esse quadro?, afirmou o delegado.

No caso das carros, o índice de recuperação é de 90%. Já de motocicletas esse índice chega a apenas 50%, justamente pelo fato de os carros serem mais difíceis de esconder.

Guilherme afirmou ainda que muitos desses roubos e furtos estão ligados ao tráfico de drogas. Por causa disso, muitos dos veículos recuperados são encontrados em bocas de fumo da capital.

?Hoje a maioria dos crimes está relacionada ao tráfico de drogas e com o roubo e furto de veículos não é diferente?, disse. Além de bocas de fumo, esses veículos são encontrados ainda nas casas dos próprios assaltantes, ou até mesmo abandonadas.

A maioria dos veículos, principalmente motocicletas, são vendidos inteiros, mas há ainda os casos em que os veículos sofrem o desmanche. ?Para fugir desse tipo de crime as pessoas precisam ficar mais atentas.

Observarem sempre se estão sendo seguidas, terem o cuidado de estacionar em locais iluminados e movimentados, além de colocar equipamentos de segurança em seus veículos?, aconselhou o delegado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES